Veja a primeira foto colorida tirada por Rosetta do cometa 67P

1 min de leitura
Imagem de: Veja a primeira foto colorida tirada por Rosetta do cometa 67P
Imagem: ESA

O pouso da sonda Rosetta sobre a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko já entrou para a história. A aterrissagem pôde ser acompanhada ao vivo no mês passado – até mesmo a canção do astro chegou a ser gravada (ouça). E imagens sobre a forma do gigante mineral já são familiares aos olhos de quem é apaixonado por exploração espacial.

Mas qual seria a cor verdadeira do 67P/Churyumov-Gerasimenko? Até o momento, as fotos divulgadas tinham sido capturadas em preto e branco devido às limitações técnicas dos equipamentos de 2004, ano em que a sonda Rosetta foi lançada espaço afora. Mas uma pesquisa divulgada recentemente tratou todos os espectros da câmera OSIRIS Narrow Angle, revelando, assim, a coloração real do cometa (imagem abaixo).

A pesquisa, que foi conduzida pela Agência Espacial Europeia (ESA) em conjunto com o Centro Aeroespacial da Alemanha, resultou em uma imagem borrada devido às fotos que foram usadas para a leitura das frequências das cores. Acontece que uma série de retratos teve de ser analisada para que a leitura dos espectros e da coloração do 67P pudesse ser feita.

A ESA irá disponibilizar à comunidade online uma imagem em maior resolução do cometa no dia 18 de dezembro. Fique por dentro de eventuais novidades sobre o pouso de Rosetta sobre o 67P/Churyumov-Gerasimenko por meio desta página.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.