NASA fotografa depósito de gelo sobre a superfície de Mercúrio; veja

1 min de leitura
Imagem de: NASA fotografa depósito de gelo sobre a superfície de Mercúrio; veja
Imagem: Wired

Evidências de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, abriga depósitos de gelo datam de 2012. Na época, a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA) afirmou que uma área com o tamanho de Washington, DC, teria mais de 3 km de espessura de água congelada.

E, nesta semana, o órgão norte-americano publicou o que a comunidade científica tanto esperava: fotos capturadas pelo satélite Messenger provam a existência de gelo sobre a superfície do escaldante planeta. A constatação foi feita no polo norte de Mercúrio, na cratera de Prokofiev (imagem abaixo).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas como poderia haver gelo em um ambiente capaz de atingir mais de 400 ºC? Acontece que o eixo do planeta é quase paralelo ao Sol; seus polos, assim, não são atingidos por raios solares. A fotografia capturada pelo Messenger sugere que o gelo foi formado “recentemente” – isto é, a água teria sido congelada em momento posterior ao surgimento de Mercúrio.

Em 1991, um telescópio de Porto Rico detectou sinais reluzentes sobre os polos do planeta. O satélite Messenger, em 2011, coletou dados que detalharam a superfície das extremidades de Mercúrio. Estudos posteriores deverão datar a formação de gelo observada. Fique ligado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.