Menor e mais leve satélite do mundo é criado por jovem de apenas 18 anos

1 min de leitura
Imagem de: Menor e mais leve satélite do mundo é criado por jovem de apenas 18 anos

O satélite será levado para a órbita terrestre pela NASA no dia 21 de junho, em um lançamento histórico

Quando pensamos em satélites, imaginamos grandes estruturas metálicas com diferentes formatos que são levadas para a órbita da Terra por meio de foguetes. Os dispositivos geralmente variam de tamanho, mas quase sempre (ou pelo menos no imaginário coletivo) são estruturas consideravelmente grandes para poder conter todo seu poder de processamento e realizar suas tarefas devidamente.

O que você nunca imaginaria é que um jovem indiano de apenas 18 inventaria um satélite que pesa nada menos que 64 gramas. Chamado KalamSat, em homenagem ao cientista nuclear e ex-presidente da Índia Abdul Kalam, o satélite será levado para a órbita terrestre pela NASA no dia 21 de junho, em um lançamento histórico.

Rifath Sharook com sua pequena grande criação

Projeto promissor

Rifath Sharook, o desenvolvedor do dispositivo, nasceu em Tamil Nadu, na Índia, e é estudante do último ano do Ensino Médio do país. Ele é o primeiro indiano a se tornar parte de uma missão espacial da NASA e o fez com patrocínio da organização Space Kidz India, que por si só é parte do Cubes in Space, um programa educacional internacional que ensina experiências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para jovens.

O KalamSat vai fazer um voo suborbital por 240 minutos no total, e seu principal objetivo é estudar o comportamento de sua própria estrutura

Além de pesar menos de 100 gramas, o satélite KalamSat pode ser colocado dentro de um pequeno cubo de apenas 4 centímetros de aresta. Ele inova também pelo fato de ter sido o primeiro satélite ativo a ser produzido por tecnologia de impressora 3D usando polímero inquebrável de fibra de carbono.

O KalamSat vai fazer um voo suborbital por 240 minutos no total, e seu principal objetivo é estudar o comportamento de sua própria estrutura, a fibra de carbono feita em impressora 3D por meio de seus sensores integrados que também medem a rotação da Terra, sua aceleração e a magnetosfera do planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.