Sonda Juno traz sua primeira foto de Júpiter e suas luas

1 min de leitura
Imagem de: Sonda Juno traz sua primeira foto de Júpiter e suas luas

Como muitos já devem estar sabendo, a sonda Juno lançada pela NASA para explorar Júpiter chegou recentemente à órbita do planeta. Pouco depois disso, por sua vez, vieram novas boas notícias sobre ela: a câmera da Juno (apropriadamente chamada de “JunoCam”) não apenas está pronta para operar, como também já trouxe sua primeira imagem, que mostra a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, bem como as luas de Io, Europa e Ganímedes.

A foto, como deve ficar óbvio, não é nem de longe nítida como muitos podem esperar. Mas isso é algo temporário, apenas: a NASA avisa que a primeira imagem em alta resolução feita pela sonda ainda está a algumas semanas de distância, e deve ser feita apenas em 27 de agosto, quando Juno estiver mais próxima do planeta.

Da esquerda para a direita: Júpiter, Io, Europa e Ganímedes.

Mas o que importa para o órgão, por agora, é saber que a câmera ainda está funcionando.

“Esta cena da JunoCam indica que ela sobreviveu sua primeira passagem pelo ambiente de extrema radiação de Júpiter sem qualquer degradação e está pronta para enfrentar Júpiter”, explicou Scott Bolton, investigador do Southwest Research Institute em San Antonio. “Nós mal podemos esperar para ter a primeira vista dos polos de Júpiter”, continuou ele.

Resta agora torcer que toda essa espera resulte em uma foto que realmente valha a pena.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.