Veja uma lata de Coca-Cola resfriada em nitrogênio líquido explodir [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja uma lata de Coca-Cola resfriada em nitrogênio líquido explodir [vídeo]

Quando um grupo de cientistas resolveu colocar uma lata de Coca-Cola em um container cheio de nitrogênio líquido, a expectativa mais óbvia era de que o líquido congelasse completamente. O que nem todos imaginariam era a possibilidade do metal se rachar antes que todo seu conteúdo se solidificasse, resultando naquilo que parece uma explosão de refrigerante parada no tempo – ou uma obra de arte, para quem tiver um senso artístico mais progressista.

No vídeo acima, você não somente consegue acompanhar o experimento e seu resultado, mas também é possível ver um interessante time-lapse mostrando o descongelamento natural da bebida. Os pesquisadores tentaram repetir o feito com outra latinha e, embora ela também tenha rachado, o material já estava rígido demais e não vazou. Já quando a “cobaia” foi uma garra de Pepsi, o plástico sequer chegou a se romper.

Segundo os pesquisadores, umas das constatações mais interessantes foi poder comprovar que os refrigerantes congelados não se tornam blocos maciços quando solidificados, mas constituem um aglomerado de pequenos cristais esfarelados. E você, o que achou do curioso experimento? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.