Área 42: como criar uma antena de TV digital com uma latinha de refri [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Área 42: como criar uma antena de TV digital com uma latinha de refri [vídeo]

O Brasil já incorporou o sistema de televisão digital há algum tempo. Diversas emissoras já transmitem o sinal digital nas principais cidades. Mas como fazer para ter acesso e esse revolucionário serviço?

Além de um televisor com um decodificador digital interno ou externo (a maioria dos aparelhos novos já trazem o equipamento instalado), você tem três opções: pagar por um serviço de TV por assinatura que transmita o sinal por cabo ou satélite, comprar uma antena que custa aproximadamente R$ 100,00 ou seguir esse guia do Tecmundo e não gastar quase nada.

Preparando o material

O primeiro passo é selecionar o material para a construção da nossa antena. Vamos precisar de algumas ferramentas. Dentre elas, alicate, estilete, um cortador de metais, tesoura, martelo, fita isolante, fita crepe e pistola de cola.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O material necessário para a confecção da antena é:

  • Uma latinha de alumínio;
  • Um par de fios de cobre;
  • Um cabo coaxial (quanto maior, melhor, pois a antena precisará ser posicionada em um local que ofereça boa recepção);
  • Dois pedaços de madeira, sendo um para a montagem e outro para a base da antena;
  • Um balun para converter a impedância do sinal de 300 OHMs para 75 OHMs (encontrado em qualquer loja de eletrônicos e até mesmo alguns supermercados) e conectar a antena ao televisor.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem da antena

A montagem é relativamente simples. O primeiro passo é dividir a lata ao meio; para isso, utilizaremos o cortador de metal para cortar a parte mais grossa, e o estilete para as laterais. Lembre-se de ter muito cuidado na hora de manusear a latinha cortada, pois é muito fácil cortar os dedos nas bordas dela. Caso você não saiba como lidar com as ferramentas, peça ajuda a alguém com mais experiência.

Depois de cortar, é preciso ajeitar as partes da latinha, tentando manter o formato o mais uniforme possível. Para que o sinal fique bom, a simetria das partes é muito importante.

Após preparar tudo, vamos montar a base da antena. O corpo dela é facilmente construído, pregando-se uma madeira na outra. Depois de pronto, podemos colar as latinhas, com cuidado, uma de cada lado da estrutura, mantendo elas alinhadas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, o fio de cobre. Vamos descascar as pontas, de maneira que uma grande parte do fio fique à mostra; isso fará com que o contato seja melhor. Tendo os fios já descascados, vamos prendê-los na parte de dentro da antena, com um pedaço de fita isolante. Lembre-se de ter muito cuidado para não cortar os dedos nas bordas afiadas do alumínio. O restante dos fios deve ficar preso no corpo da antena, com fita crepe.

A outra ponta dos fios deverá ser presa ao balun, que por sua vez será conectado ao cabo coaxial. Pronto, nossa antena já está montada. Resta apenas escolher um local apropriado para posicioná-la junto ao televisor, e conferir se tudo está funcionando adequadamente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Começando os testes

Cuidadosamente, ligamos o cabo coaxial na televisão. A maioria dos televisores possui duas entradas; uma para TV a cabo (CABLE) e outra para antena (AIR). Por questões de segurança, faça a conexão do cabo com o televisor desligado e preferencialmente fora da tomada. O passo seguinte é sintonizar os canais.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para melhorar a recepção, optamos por posicionar a antena na janela, já que ali o sinal é mais forte. O teste de sintonia surpreendeu: além de encontrar quase todos os canais de sinal aberto analógicos, a antena ainda conseguiu captar muitos canais com o sinal digital, mesmo na região central de Curitiba, em um local repleto de prédios altos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para melhorar ainda mais a recepção, a antena pode ficar fora de casa sem problemas. Quanto mais espaço livre para captar o sinal ela tiver, melhor. Como sua construção é simples, e os materiais são resistentes, não é preciso preocupar-se com danos, já que sua reforma – em caso de acidente – pode ser feita rapidamente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Gostaram da experiência? Agora vocês podem construir uma antena para televisão digital gastando muito pouco e de maneira muito fácil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.