Idoso de 73 anos transformou o Excel em um software capaz de fazer arte

1 min de leitura
Imagem de: Idoso de 73 anos transformou o Excel em um software capaz de fazer arte

(Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda)

Tatsuo Horiuchi, um homem japonês de 73 anos, desenvolveu um método bastante peculiar de criar desenhos digitais com um software que originalmente foi projetado para fazer algo completamente diferente: o Microsoft Excel. O Excel é mundialmente conhecido por ser capaz de criar inúmeras planilhas e fazer os mais variados cálculos, menos por suas capacidades artísticas. Contudo, nas mãos de Horiuchi, ele ganhou outro propósito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse japonês descobriu o talento somente 13 anos atrás, quando estava prestes a se aposentar. Com bastante tempo livre, Tatsuo decidiu procurar por novas habilidades para aprender de um jeito não muito convencional. Quando viu que muitas pessoas faziam gráficos no Excel, ele decidiu criar verdadeiros desenhos artísticos na ferramenta. Ele sempre possuiu um interesse em artes gráficas, porém não sabia qual método utilizar para expressar suas imagens.

"Os softwares gráficos são bastante caros, porém o Microsoft Excel já vem pré-instalado nos computadores com Windows, além de possuir mais funcionalidades e ser mais fácil de utilizar do que o Microsoft Paint", disse o moderno artista japonês. Tatsuo também tentou realizar alguns trabalhos com o Word, porém preferiu mesmo utilizar o software de planilhas da Microsoft.

O mais interessante é que Horiuchi jamais usou o Excel no trabalho; aprendeu tudo quando decidiu usar o software para desenhar (e ele já tinha 60 anos na época). No ano de 2006, o trabalho do idoso foi reconhecido com o prêmio Excel Autoshape Art Contest com imagens que foram consideradas muito superiores ao trabalho de seus rivais. Caso deseje, você pode baixar duas obras dele e visualizar no próprio Excel:

(Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda)

(Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.