Os símbolos são caracteres especiais que podem representar um objeto, um valor ou uma ideia. As letras do alfabeto são os melhores exemplo disso, pois são símbolos que representam algo - seja um dado, uma informação ou uma ideia. Além do alfabeto, existem outros tipos de caracteres que são usados para formar cálculos matemáticos e fórmulas mais complexas do que estamos acostumados.

Quando falamos em cálculos, estamos nos referindo ao Excel. Ele permite adicionar inúmeros símbolos nas células através de um botão localizado no menu “Inserir”. Procure pelo botão “Símbolos” - um dos últimos botões à direita do menu que aparece com o símbolo de Ohm - e clique nele. Em seguida, abrirá uma janela com diversos caracteres especiais para adicionar ao texto.

A primeira janela não mostrará todos os caracteres disponíveis, pois cada fonte possui seu próprio conjunto de caracteres. Para ver mais caracteres diferentes, utilize o menu “Fonte”, localizado na parte superior esquerda da janela. Procure pelo caractere desejado e clique no botão “Inserir”. Para voltar a escrever o texto normal no Excel clique no botão “Fechar”.

Use os símbolos para colocar em fórmulas matemáticas.

O botão de símbolos é muito usado para adicionar caracteres que não possui comandos específicos no teclado. Dessa forma, fica mais fácil adicionar símbolos como o Euro, Pi, Copyright, entre outros. Além disso, você pode conferir outros caracteres para adicionar onde desejar, como no Orkut ou MSN. No entanto, é preciso saber qual a fonte que o site/programa utiliza.

Botão que facilita a inserção de caracteres especiais.O Orkut, por exemplo, utiliza as fontes Verdana, Arial e Tahoma como padrão, pois elas estão presentes na maioria dos computadores. Selecione uma dessas fontes na janela de símbolos e adicione o caractere desejado no Excel. Depois, é só copiar e colar no seu perfil.

Faça combinações e mostre aos seus amigos uma forma diferente de escrever seu nome com caracteres árabes, tailandeses, gregos, entre outros. Existem quase mil caracteres em diversos formatos só na fonte Arial. Além disso, é possível criar fórmulas matemáticas para representar cálculos complexos de forma fácil.

Equipe baixaki com os caracteres especiais.Esperamos que isso tenha ajudado você a melhorar ou variar seus textos com novos símbolos e caracteres especiais que muitos desconhecem. Fique ligado em novas dicas do Baixaki e até a próxima!