Alternativas ao Excel para a criação de gráficos

2 min de leitura
Imagem de: Alternativas ao Excel para a criação de gráficos

Usar gráficos é uma excelente maneira de expor dados de um determinado período, eventos pesquisados e qualquer outro tipo de estatística.

Se você é acadêmico ou profissional, é provável que em algum momento de sua carreira já tenha necessitado criar gráficos para apresentar algumas informações.

É bastante provável também que você, caso não domine estes recursos de construção de gráficos no programa da Microsoft, tenha se batido um pouco e o processo tenha sido mais trabalhoso do que realmente é.

Porém, se você não está disposto e fuçar o Excel e aprender todas as suas artimanhas na hora de criar um gráfico, ainda pode contar com outras ferramentas gratuitas que realizam exclusivamente esta função. Eu fiz uma seleção destes criadores de gráficos e posto agora para todos vocês, amigos leitores do Baixaki.

Suíte de aplicativo para o escritório

Talvez você não tenha o Excel devido ao seu preço, um pouco salgado. Deste modo, caso prefira ter em seu computador um programa semelhante para fazer gráficos e muito mais, pode tentar programas gratuitos como o BrOffice.org, o SoftMaker Office for Windows ou o OxygenOffice Professional.

TeeChart Office

TeeChart OfficeDe toda a seleção o TeeChart Office é o único aplicativo de desktop, ou seja, que não funciona diretamente do navegador e precisa ser instalado. Este programa não precisa ser instalado, possui inúmeras opções para a criação de gráficos e é capaz de exportar os gráficos criados em arquivos de imagens (Metafile, BMP, SVG, PostScript, XAML, PCX, JPEG, GIF, PNG, PDF, VML) e dados (HTML, XML, XLS-Excel).

Por expor todas as opções de gráficos das quais dispões em sua única tela, o programa pode parecer um tanto quanto desorganizado, mas na verdade não é. Usá-lo não demanda nenhum conhecimento muito avançado sobre criação de gráficos e é por isso, justamente, que ele está aqui.

ChartGizmo

ChartGizmoTotalmente online, o ChartGizmo disponibiliza para seus usuários ferramentas avançadas para criação de gráficos. São 10 opções de gráficos diferentes, nos quais você poderá inserir de maneira extremamente simples todas as suas informações. É possível ainda importar dados do Excel, utilizando para isso um simples copiar e colar.

O visual do site é bastante agradável e as informações estão todas bem dispostas pela tela. Além disso, para usar o serviço você cria uma conta e desta forma todos os seus gráficos ficarão disponíveis na internet, para serem acessados de qualquer lugar, sem você precisar de mais nada além do seu nome de usuário e senha. O ChartGizmo exporta gráficos para HTML, usando linguagem Flash ou JavaScript.

VISIfire Chart Designer

O VISIfire Chart Designer utiliza a ferramenta Microsoft Silverlight (concorrente do Adobe Flash) para criar belos gráficos de diversas formas e formatos. Aqui você navegará através de várias guias para construir seu gráfico, alterando valores, selecionando ou não algumas funções e escolhendo cores.

VISIfire Chart Designer

Este aplicativo também somente gera códigos (HTML e XAML) para serem utilizados em websites, mas nada impede que você utilize as imagens geradas por ele para inserir em alguma apresentação de slides ou anexar em um documento. Este serviço se destaca por sua clareza e pela grande quantidade de informações e recursos que disponibiliza para seus usuários.

. . . .

Estas foram as minhas dicas para quem busca uma alternativa gratuita e de qualidade à criação de gráficos do Excel. Eu tentei reunir programas/serviços que sejam de fácil utilização e que não exijam muito conhecimento do usuário, mas que ao mesmo não diminuíssem na qualidade do produto final. Espero que esta seleção seja bastante útil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.