Meus Gastos x Controle Financeiro

3 min de leitura
Imagem de: Meus Gastos x Controle Financeiro

Está difícil de manter as contas organizadas? Existe, na internet, certa variedade de páginas que possibilitam o controle de seu financeiro por meio de entradas e saídas. Eles são muito úteis para quem quer poder controlar despesas e saber como anda sua saúde financeira de qualquer computador, precisando apenas de seu login e senha e dispensando a tradicional papelada.

Abaixo, serão citados e brevemente descritos dois destes serviços. Ambos estão no idioma português e são de fácil utilização, basta apenas escolher o que melhor se enquadra seu perfil e começar a utilizar!

Meus Gastos

Além de gratuito, o Meus Gastos disponibiliza um sistema bastante simples para o controle de seu financeiro. Para começar a usar este serviço, primeiro será necessário realizar seu cadastro e criar uma conta de usuário.

Controlando seus gastos de forma mais simples.Para facilitar seu gerenciamento, o site divide seus gastos em categorias, que podem tanto ser criadas por você de acordo com a sua necessidade, quanto automaticamente pelo próprio serviço, que disponibiliza nove categorias prontas. Posteriormente você poderá apagar, alterar e criar novas categorias.

Seus créditos ou débitos podem ser organizados pelo programa em dois tipos de eventos: "Eventos Simples", serve para lançamentos simples de despesas ou ganhos que acontecem “aleatoriamente”, e não todos os meses em uma mesma data, como um crediário, uma dívida longa ou seu pagamento mensal.

E no outro caso, "Eventos Recorrentes", você insere àqueles valores que serão recebidos ou pagos mais do que uma vez, seja diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. Em ambos os casos, você pode colocar uma descrição, escolher a categoria, informar o valor e a natureza (crédito ou débito). Se for um evento recorrente, além disto, será necessário informar o grau de repetição e a duração.

Após todos os dados inseridos, se você desejar visualizar um relatório de seu “saldo”, no Meus Gastos existem as guias Relatórios e Gráficos cuja função é exatamente exibir seus resultados de forma gráfica. É possível gerar relatórios e gráficos de fluxo, diário, mensal e também um comparativo tanto diário quanto mensal. Ambos usam como critério de comparação as categorias existentes em sua conta. O programa também conta com um sistema no qual você pode importar seu saldo bancário para inserção de dados financeiros.

Ele é indicado para quem precisa de um programa mais dinâmico. Tanto categorias podem ser criadas automaticamente quanto os gastos não necessitam de grandes detalhamentos ou muitos campos a serem preenchidos. Lançamentos recorrentes dispensam serem recadastrados e conta, ainda, com o sistema para importação de saldo bancário.

Controle Financeiro

O Controle Financeiro é um serviço que dispensa o uso de termos financeiros complexos e técnicos, contando com um ambiente organizado para uma fácil assimilação das funções. Para utilizá-lo, também é necessário criar uma conta de usuário e é enviado uma mensagem que requer validação para o e-mail cadastrado.Dispensando a tradicional papelada

A navegação pelo sistema do Controle Financeiro conta com um menu lateral que disponibiliza os recursos do serviço. Este menu é divido em três áreas principais: Painel, Gerenciadores e Movimentação.

A área referente a movimentação é responsável por dois serviços: “Incluir Lançamentos”, que é utilizado para inserir créditos ou débitos, e há possibilidade de um alto grau de detalhamento sobre a informação.  Já na “Planilha de Fluxos Financeiros” é exibido um relatório dos lançamentos cadastrados no mês.

No menu de Painel, há um resumo geral de sua situação financeira, com saldo, transações e outras informações. Em Gerenciadores você adiciona e administra contas, cartões de crédito, entidades financeiras e marcadores. Estes marcadores são um ótimo recurso para você se organizar e navegar com facilidade pelo Controle Financeiro.

Dentro desta seção, você encontra a parte de “Entidades”, na qual você pode incluir um novo banco que ainda não esteja cadastrado no sistema, bem como informações referentes a agência e conta.

“Contas e Cartões” serve para cadastrar cartões de crédito, conta corrente, conta poupança e fundo de caixa. “Marcadores” são as categorias para detalhar os gastos. O programa vem com 17 categorias cadastradas, mas pode-se inserir, apagar e alterar posteriormente.

Há também um menu na parte superior da tela que oferece links para você editar seus dados, acessar o blog dos desenvolvedores e o manual de utilização do Controle Financeiro (o que é altamente recomendável).

Este programa já seria mais indicado para quem gosta de ter um alto grau de detalhamento de seu financeiro. Aqui, por padrão já são dispostas mais categorias para distribuição dos lançamentos e há um maior número de campos para que cada nova inserção seja muito bem descrita.

Agora você já pode dormir tranqüilo!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.