Excel: Como importar tabelas da internet

1 min de leitura
Imagem de: Excel: Como importar tabelas da internet

Um dos recursos mais antigos da internet é a exibição de conteúdo dentro de tabelas. Elas não só eram usadas para mostrar dados, mas também para outros tipos de informação, como imagens, por exemplo. Hoje, quase todos os aplicativos locais são integrados com a web para obtenção de vários tipos de dados. O Excel 2007 é um desses aplicativos e uma de suas ferramentas é a de importação de tabelas em HTML para que você possa manipular os dados.

Digamos que você encontrou um site com uma tabela comparativa de câmeras digitais. Você decidiu incrementar essa tabela com sua própria pesquisa de preços, feita em Excel, mas para isso, é necessário que você importe os dados. Não é necessário que você salve a página web inteira no seu computador. Basta seguir os passos abaixo (em nosso exemplo, usamos uma tabela comparativa de placas de vídeo).

*Lembramos que essa dica não vale só para tabelas comparativas. Você pode usar essa importação para qualquer site que utilize tabelas, independente do conteúdo. Para quem conhece um pouco de HTML: o Excel reconhece as tabelas através da tag “table”.

1. Copie (CTRL + C) o endereço completo de onde você deseja importar os dados.

Copie o endereço completo e cole no Excel.

2. Abra o Excel e clique na guia “Dados”.

Clique na guia Dados.

3. O primeiro grupo, “Obter Dados Externos”, contém um ícone com o texto “Da Web”. Clique nesse ícone.

Clique no botão Da Web.

4. Será aberto um navegador interno do Excel. Cole (CTRL + V) na barra de endereço aquele que você havia copiado e clique no botão “Ir”. Aguarde o carregamento da página.

Cole o endereço e clique em Importar.

5. Perceba que todas as áreas da página que utilizam tabelas para mostrar o conteúdo são reconhecidas pelo Excel e assinaladas com uma seta em um quadrado amarelo. Clique na seta que aponta para a tabela desejada. O Excel marcará a tabela selecionada e mudará a cor do ícone para verde.

*Você pode selecionar mais de uma tabela para importar várias de uma só vez.

6. Depois de selecionar todas as tabelas a serem importadas, clique no botão “Importar”. Na pequena janela que se abrirá você poderá definir onde a tabela importada deverá ser inserida. Escolha sua opção e clique em OK.

Pronto! Depois de alguns segundos, a tabela do site estará na sua planilha, pronta para ser editada!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.