Review: mouse EVGA TORQ X5L – sensor laser

5 min de leitura
Imagem de: Review: mouse EVGA TORQ X5L – sensor laser

A EVGA deu um presente bastante agradável para os jogadores que estavam pensando em investir em um mouse gamer. Além do já analisado TORQ X10 Carbon – e o TORQ X10 tradicional –, a empresa também disponibilizou uma linha um pouco mais modesta para contemplar os jogadores que querem gastar um pouquinho menos na aquisição do acessório.

O TORQ X5 e o TORQ X5L são os mouses intermediários da EVGA para o público gamer e apresentam especificações técnicas muito parecidas. A diferença principal fica por conta do sensor, que é óptico em um e laser no outro, o que também modifica a capacidade máxima de DPI.

Nós já analisamos o TORQ X5 e agora chegou a vez de darmos uma olhada no mouse baseado no sensor laser. Será que há muita diferença entre esses modelos? Qual eu devo comprar? Vale a pena investir nesse acessório? Tentaremos responder essas e outras dúvidas nesta análise do TecMundo.

Especificações técnicas do EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Especificações técnicas do EVGA TORQ X5L – sensor laser

  • Design: ambidestro
  • DPI máximo: até 8.200 (ajuste On-the-fly)
  • Tipo de sensor: laser (Avago 9800)
  • Tipo de botão principal: Omron – até 20 milhões de cliques
  • Botões programáveis: 8
  • Frequência: 1.000 Hz
  • Cor de LED: vermelho, verde, azul, amarelo, laranja, rosa, roxo
  • Tipo de Pé: Baixa Fricção PTFE
  • Número máximo de perfis: 5 (512K Onboard)
  • Altura: 38,86 mm
  • Comprimento: 117,86 mm
  • Largura: 64,77 mm
  • Peso: 92 gramas (sem o cabo)

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Design

O TORQ X5L possui um design idêntico ao do modelo equipado com sensor óptico. Na verdade, a EVGA tem manteve o padrão para todos os mouses lançados. A construção é ambidestra, favorecendo jogadores canhotos e destros com botões duplos nas duas laterais.

Na parte de cima, o material brilhante que ocupa toda a extensão do acessório possui uma cor escura, o que contrasta com o TORQ X5. Também há um espaço para o botão de ajuste de DPI, scroll e um pequeno detalhe com o nome da marca que exibe a iluminação do restante do conjunto.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

As partes laterais também são revestidas com material emborrachado, detalhe que oferece um bom descanso para os dedos que não usados nos cliques frenéticos. A base é exatamente igual a do TORQ X5: pastilhas ajudam o acessório a deslizar sobre as superfícies e podem ser trocadas caso estejam muito gastas. O cabo em tecido oferece o comprimento adequado.

No geral, assim como no modelo com sensor óptico, o design agrada e o perfil baixo tente a se ajustar a maioria dos jogadores. Os botões do tipo Omron são de qualidade, resistentes e aparentam ser duradouros. Os LEDs complementam o visual e podem ser configurados de forma independente do perfil.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Desempenho

Aqui está o principal ponto que pode diferenciar o TORQ X5L do TORQ X5. Equipado com um sensor laser, o modelo analisado oferece uma sensibilidade superior ao modelo óptico. O resultado disso é o suporte a até 8.200 DPI, o que, na prática, é muita coisa.

Em nossos testes, foi difícil identificar uma diferença significativa entre um modelo e outro. Apesar da evidente superioridade do TORQ X5L, a presença de um sensor laser deve passar despercebido pela maioria dos usuários – inclusive alguns jogadores hardcore.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Entretanto, é possível perceber uma sensível diferença em movimentos precisos e rápidos, distinção que favorece o TORQ X5L. Em jogos FPS, por exemplo, o ajuste de mira tende a ser um pouco mais estável – especialmente se consideramos o final da ação – para quem utiliza o sensor laser.

Em games no geral, o acessório apresenta um desempenho excelente, independentemente do gênero escolhido. FPS, MOBA, MMORPG, RTS...  Todo tipo de jogo pode tirar vantagem do TORQ X5L, principalmente se você ainda utiliza um mouse tradicional para a jogatina.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Os botões configuráveis são detalhes que ajudam em alguns gêneros específicos. Com eles, dá para usar poções, acionar habilidades e muitas outras funções que, se buscadas no teclado, pode representar uma perda de tempo muito grande para o jogador.

Usar o mouse para atividades cotidianas também é muito agradável e não representa um "exagero" para quem pretende usá-lo para navegação. Os botões laterais e o scroll de qualidade são uma mão na roda para deslizar sobre as páginas da internet.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

O sensor laser (Avago 9800) capaz de chegar a até 8.200 DPI é um verdadeiro exagero para a maioria dos consumidores. Entretanto, essa característica vai agradar os consumidores que necessitam que essa especificação alcance valores altos. Usuários convencionais vão ficar satisfeitos com uma configuração que fique entre 1.000 e 2.000 DPI, intervalo no qual o TORQ X5L funciona muito bem.

EVGA Unleash Software

Apesar de apresentar o mesmo nome, o software de configuração do TORQ X5L – assim como do TORQ X5 óptico e do TORQ X3 – não é o mesmo usado para o TORQ X10 e X10 Carbon. Entretanto, a interface do EVGA Unleash Software é muito semelhante em ambos os casos, assim como a quantidade gigantesca de opções para quem quer configurar o acessório.

Ao abrir o software, damos de cara com aquela tradicional imagem do mouse e seus botões programáveis. São oito ao todo e todos podem ser ajustados para realizar funções diversas dependendo o programa em execução.

EVGA Unleash Software.

Além das configurações dos botões, o EVGA Unleash Software ainda oferece a configuração manual de DPI, a criação de macros e o gerenciamento de até cinco perfis diferentes. Aqui, a vantagem é que todos esses ajustes podem ser armazenados na pequena memória onboard que acompanha o acessório.

Vale a pena?

Assim como todos os mouses da EVGA, o TORQ X5L se destaca positivamente no segmento de acessórios gamers. O design é o primeiro aspecto que chama atenção dos consumidores. O visual bonito e agressivo deve agradar a maioria daqueles que estão a procura desse tipo de produto.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Quando o assunto é o desempenho, o TORQ X5L não desaponta e oferece um upgrade considerável, especialmente se você ainda usa um mouse convencional em suas jogatinas. O EVGA Unleash Software é um adicional interessante ao conjunto e ajuda a explorar ao máximo todas as opções que esse acessório oferece.

Como dissemos durante o texto – e na análise do TORQ X5 –, é difícil para a maioria dos consumidores encontrar a diferença entre os dois modelos da linha X5. Porém, aqueles que pretendem usar o periférico para uma jogatina hardcore devem dar preferência para o acessório equipado com sensor laser.

EVGA TORQ X5L – sensor laser.

Mesmo que na prática isso não faça uma diferença gigantesca para a maioria, saber que você está usando um modelo que tende a ser mais preciso vai eliminar aquele pulga atrás da orelha que pode incomodá-lo após a compra. Mesmo que a estratégia da EVGA pareça contraditória – lançando dois modelos praticamente idêntivos –, a diferença entre o TORQ X5 e o TORQ X5L vai encontrar sua morada no gosto dos consumidores que resolverem testar cada um deles.

Entretanto, usuários convencionais não devem sentir muita diferença entre os dois modelos. Com exceção do sensor e a cor, todos os outros aspectos do TORQ X5 e TORQ X5L são idênticos. Portanto, ambos representam um bom investimento para aqueles que estão decididos a comprar um mouse gamer.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.