Review: mouse EVGA TORQ X3

5 min de leitura
Imagem de: Review: mouse EVGA TORQ X3

Além dos modelos considerados tops de linha – o TORQ X10 e o TORQ X10 Carbon – e intermediários – o TORQ X5 e o TORQ X5L –, a EVGA também apresentou um mouse que veio para agradar aqueles que querem optar pela opção mais em conta. O TORQ X3 é o mais simples dos acessórios dessa linha, mas nem de longe pode ser enquadrado na mesma categoria de acessórios convencionais que encontramos em qualquer computador.

Esse mouse traz a mesmo design agressivo dos outros modelos, mas economiza em alguns aspectos. O sensor óptico capaz de chegar a até 4.000 DPI oferece um bom desempenho para os jogadores e os oito botões programáveis são excelentes para alguns gêneros de jogos.

O software para configuração do acessório – o EVGA Unleash Software, o mesmo do X5 e X5L – é muito robusto e permite ajustes precisos para o TORQ X3. Ficamos com esse mouse durante alguns dias e o testamos com uma gama variada de jogos e em muitas situações. Quer saber as nossas opiniões? Então fique ligado em nossa análise!

Especificações técnicas do EVGA TORQ X3.

Especificações técnicas do EVGA TORQ X3

  • Design: ambidestro
  • DPI máximo: 4.000 (ajuste On-the-fly)
  • Tipo de sensor: óptico (Pixart 3090)
  • Tipo de botão principal: Omron – até 10 milhões de cliques
  • Botões programáveis: 8
  • Frequência: 1.000 Hz
  • Cor de LED: vermelho
  • Tipo de Pé: Baixa Fricção PTFE
  • Número máximo de perfis: 5 (512K Onboard)
  • Altura: 38,86 mm
  • Comprimento: 117,86 mm
  • Largura: 65,79 mm
  • Peso: 83 gramas (sem o cabo)

EVGA TORQ X3.

Design

Apesar da semelhança entre todos os modelos, o design do TORQ X3 se aproxima mais do que é apresentado pelo X5 e X5L. A diferença fica por conta da ausência de alguns LEDs, uma linha mais baixa na horizontal da tampa e uma rugosidade na lateral do acessório.

Com exceção dos LEDs – que aqui estão presentes apenas na cor vermelha –, esses aspectos mais diferenciam do que depreciam o TORQ X3. Porém, o detalhe que pesa negativamente para o aparelho é o formato do fio. Nos outros modelos, a EVGA optou por uma construção em tecido, mas na variante mais simples escolheu aquele material emborrachado característico dos acessórios convencionais.

EVGA TORQ X3.

O perfil de altura do mouse é satisfatório e vai se ajustar com tranquilidade na mão da maioria dos jogadores. Os ajustes nesse aspecto, uma exclusividade do X10 e X10 Carbon, fazem falta, mas é o preço a ser pago pela economia. O mesmo podemos dizer para as modificações de peso, algo que também só está presente nos tops de linha.

O design ambidestro dessa linha da EVGA merece destaque, assim como os botões duplos presente nas duas laterais. Os botões principais do tipo Omron garantem até 10 milhões de cliques para o modelo TORQ X3, e a base desliza com tranquilidade nas superfícies adequadas.

EVGA TORQ X3.

No geral, esse acessório oferece um design muito bem construído e adequado a proposta oferecida pela EVGA. Comparando-o diretamente com os modelos superiores, é possível perceber claramente as diferenças que resultaram na qualificação de cada um como de "entrada", "intermediário" e "top de linha". Nada gritante e completamente compreensível.

Desempenho

O TORQ X3 ofereceu uma ótima experiência em todos os jogos em qual o testamos. No gênero FPS, o sensor óptico de até 4.000 DPI garante um bom desempenho, com boa precisão e controle da mira. Em games do tipo MOBA, a sensibilidade também mostra uma vantagem sobre mouses tradicionais.

EVGA TORQ X3.

Os botões configuráveis são uma mão na roda para alguns gêneros e garantem muita praticidade. Com eles, dá para usar poções, acionar habilidades e muitas outras funções que, se buscadas no teclado, representam um desperdício de tempo considerável para alguns jogadores.

O fato de o sensor óptico do TORQ X3 ser o mesmo do TORQ X5 faz com que o desempenho em jogos para ambos seja muito parecido. A diferença é o fato de o modelo superior oferecer maior alcance de DPI. Já quando comparado a variante com sensor laser, podemos notar algumas diferenças.

EVGA TORQ X3.

O sensor laser é, obviamente, mais preciso e estável que o óptico. A grande maioria dos consumidores – inclusive alguns jogadores hardcore – podem não perceber a diferença, mas ela existe e é bem perceptível para aqueles que se preocupam com precisão extrema.

No geral, o acessório apresenta um desempenho excelente, independentemente do gênero escolhido. FPS, MOBA, MMORPG, RTS...  Todo tipo de jogo pode tirar vantagem do TORQ X3, principalmente se você ainda utiliza um mouse tradicional para a jogatina.

EVGA TORQ X3.

EVGA Unleash Software

Apesar de apresentar o mesmo nome, o software de configuração do TORQ X5L – assim como do TORQ X5 óptico e do TORQ X3 – não é o mesmo usado para o TORQ X10 e X10 Carbon. Entretanto, a interface do EVGA Unleash Software é muito semelhante em ambos os casos, assim como a quantidade gigantesca de opções para quem quer configurar o acessório.

Ao abrir o software, damos de cara com aquela tradicional imagem do mouse e seus botões programáveis. São oito no total e todos podem ser ajustados para realizar funções diversas dependendo do programa em execução.

EVGA Unleash Software.

Além das configurações dos botões, o EVGA Unleash Software ainda oferece a configuração manual de DPI, a criação de macros e o gerenciamento de até cinco perfis diferentes. Aqui, a vantagem é que todos esses ajustes podem ser armazenados na pequena memória onboard que acompanha o acessório.

Vale a pena?

O TORQ X3 é um ótimo mouse para quem está pensando em adquirir o seu primeiro acessório gamer da categoria. O design adotado pela EVGA nesse produto, apesar de ser mais simples quando comparado aos seus irmãos, deve agradar a maioria dos consumidores. Afinal, o mesmo visual agressivo e linhas fortes foram mantidas aqui.

EVGA TORQ X3.

No quesito desempenho, também não há do que reclamar do TORQ X3. O aparelho apresenta uma boa precisão e estabilidade na execução de todos os jogos e com certeza não vai desapontar aqueles que hoje utilizam um mouse convencional para a jogatina.

Porém, gamers mais hardcore que conseguem sentir a diferença entre um sensor laser e óptico devem optar pelo X5L, X10 ou X10 Carbons, os únicos modelos que oferecem essa característica. Apesar de indiferente para a maioria dos consumidores, esse detalhe pode fazer toda a diferença para alguns.

EVGA TORQ X3.

Vale ressaltar que usar o mouse para atividades cotidianas também é uma atividade agradável. Nessas situações, a precisão, estabilidade e os botões extras também são úteis. O EVGA Unleash Software é um adicional interessante ao conjunto e ajuda a explorar ao máximo todas as opções que esse acessório oferece.

Portanto, o TORQ X3 é uma ótima opção para os gamers que estão investindo em seu primeiro acessório. O mouse possui uma boa qualidade e pode ajudar os jogadores a aprimorarem ainda mais a experiência durante as horas em frente ao computador. De acordo com a assessoria da EVGA, esse produto terá preço sugerido de R$ 175 nos varejistas online em que estiver disponível.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.