Review: mouse EVGA TORQ X10 Carbon [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: mouse EVGA TORQ X10 Carbon [vídeo]

Você provavelmente já conhece a EVGA por suas placas de vídeo com chips da NVIDIA. Também é possível que você conheça as placas-mãe e fontes que ela produz, mas você sabia que a fabricante especializada em hardware tem alguns periféricos geniais para os gamers?

Recentemente, a empresa lançou dois modelos de mouse para os consumidores que levam a jogatina a sério. A versão padrão recebe o nome de TORQ X10 e há um modelo mais robusto que foi apelidado de TORQ X10 Carbon.

Nós recebemos o produto mais avançado para testes e claro que passamos algumas horas jogando e fuçando as tantas opções que ele oferece. O Carbon é um periférico que alia o melhor em configuração a um design excepcional com direito a uma carcaça resistente.

O destaque do produto fica para a precisão que vai a até incríveis 8.200 DPI. É um mouse que foi desenvolvido para brigar com os melhores dispositivos do mercado. Será que temos aqui um novo campeão? Vamos conferir!

Visual estonteante

O design é uma parte fundamental no desenvolvimento de um produto voltado ao público gamer, já que esse tipo de consumidor leva em conta a parte estética do periférico. Nesse sentido, temos que parabenizar a EVGA, já que o visual do TORQ X10 Carbon é perfeito!

É perceptível logo no primeiro contato visual que a fabricante foi muito astuta em trabalhar no design para desenvolver um produto que atenda de forma igual a destros e canhotos. Com os elementos centralizados, todos os jogadores são favorecidos, o que é uma característica excepcional.

Os botões principais na parte superior foram encaixados discretamente. A rodinha demonstra precisão, tanto no uso de apps comuns quanto na troca de armas em games de FPS. Os botões laterais na cor vermelha garantem recursos adicionais e acreditamos que eles combinam com o restante do conjunto.

Os atalhos para mudança de perfil de DPI ficam posicionados em local de fácil acesso, garantindo que o jogador altere a configuração rapidamente e possa saber, graças aos LEDs de indicação, qual o nível está ativado.

O acabamento é um dos pontos que também merece destaque. A EVGA caprichou na escolha dos materiais, que garantem uma boa pegada e dão segurança aos jogadores. Esta versão especial é ainda mais interessante, já que o revestimento é de um material feito à base de carbono.

A carcaça do TORQ X10 Carbon parece um exoesqueleto, com áreas que podem ser ajustadas conforme a mão e a pegada do jogador. Basta usar o acessório que vem junto com o mouse para definir a altura perfeita da parte traseira e frontal do mouse. Assim, o mouse consegue oferecer uma pegada mais confortável para todos os gamers.

Como todo mouse gamer de qualidade, este EVGA vem com pesos adicionais que garantem melhor controle na hora da jogatina. A instalação não é complicada, mas dá medo quebrar as teclas ou danificar o aparelho, já que os pesos ficam bem escondidos. Este é talvez o único detalhe que pode incomodar aos jogadores que buscam praticidade.

Software e configurações

Ao conectar o mouse ao computador, as luzes instaladas discretamente roubam a cena. O nome EVGA, a rodinha e a parte interna do aparelho deixam o ambiente iluminado. Com LEDs RGB, você pode personalizar seu mouse com diferentes cores, incluindo vermelho, laranja, azul, verde, roxo e outras.

Na parte de baixo do periférico, há um botão que permite trocar o esquema de cores rapidamente. Diferente de outros produtos concorrentes, o mouse da EVGA não tem suas cores atreladas a perfis de DPI. Isso é excelente, pois você não precisa usar o produto configurado na precisão máxima para usar uma determinada tonalidade.

Para garantir praticidade ao jogador, a EVGA disponibiliza o Unleash, um aplicativo com interface moderna que traz todas as configurações para você personalizar seu mouse. O programa traz opções para configurar as luzes, os perfis, velocidade do ponteiro, DPI, sensibilidade, ângulo, aceleração, clique duplo e macros.

A interface do software é bem organizada e facilita a vida do jogador. Tem uma opção bem bacana para deixar as luzes no modo de respiro, até parece que o TORQ tem vida própria. Fora isso, dá pra usar diferentes esquemas de luz na frente e atrás.

Ainda falando no Unleash, devemos ressaltar que ele faz a atualização da BIOS do mouse na primeira utilização. Este procedimento é rápido e seguro e não tivemos quaisquer problemas. Normalmente, este tipo de update serve apenas para pequenas melhorias, então se você não instalar o aplicativo da EVGA, seu mouse deve funcionar sem dificuldades.

Hora da jogatina

Quanto ao desempenho, ficamos boquiabertos como este mouse se adapta bem à mão. O nível de precisão é absurdo e você tem controle total sobre diferentes tipos de superfície. O cabo não atrapalha em nada e a leveza garante livre movimentação.

A configuração de 8.200 DPI é um verdadeiro exagero, mas pode ser que os atiradores mais habilidosos aproveitem esta vantagem. Testamos o TORQ com diferentes tipos de games e não temos do que nos queixar, pois ele se adapta perfeitamente à qualquer situação.

Vale a pena?

Não é exagero dizer que o mouse EVGA TORQ X10 Carbon é um dos melhores mouses gamers da atualidade, pois ele foi pensado nos mínimos detalhes, garantindo todas as configurações essenciais e muitos recursos adicionais ao jogador que necessita de precisão.

Todos os ajustes inseridos neste produto vêm para beneficiar o gamer e a forma como a EVGA projetou cada detalhe vem a calhar — exceto pela instalação dos pesos, que para nós pode ser o único inconveniente do produto.

É de ficar impressionado ainda como hardware e software conversam perfeitamente. O aplicativo Unleash é elegante e recheado de opções. Ficamos satisfeitos com a proposta, o dispositivo e a qualidade de construção.

Os novos mouses da EVGA já estão disponíveis no Brasil com preços aceitáveis. Encontramos o modelo Carbon por valores pouco acima dos 400 reais, enquanto a versão sem revestimento de carbono custa cerca de 390 reais.

Considerando os valores, certamente vale optar pelo produto mais robusto, mas quem quer economizar também não vai se arrepender, já que todas as especificações são idênticas. Enfim, acreditamos que o investimento é válido e que este pode ser um dos mouses mais interessantes para os jogadores de verdade. Parabéns à EVGA!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.