A liga de games mais antiga do mundo acaba de fechar suas portas

1 min de leitura
Imagem de: A liga de games mais antiga do mundo acaba de fechar suas portas

A semana abriu com muita tristeza para os fãs de StarCraft II: Legacy of the Void. A KeSPA, órgão do governo da Coréia do Sul responsável por cuidar dos games profissionais no país, anunciou que a StarCraft Pro League está encerrando as suas atividades a partir de hoje, dia 18 de outubro de 2016. A liga profissional estava ativa há 14 anos, representando uma das competições regulares de eSports mais antigas do planeta.

“A decisão de colocar 14 anos atrás de nós e descontinuar a Pro League foi muito difícil”, explicou o presidente da KeSPA, Jun ByungHun. “Mesmo que a competição tenha acabado, StarCraft continuará como um eSport competitivo por todo o mundo”, reforçou em uma postagem pelo Facebook, comentando também que fez inúmeros esforços para aumentar o patrocínio e o engajamento dos times profissionais.

A decadência da Pro League também esteve diretamente associada com os escândalos de venda de partidas entre os jogadores profissionais do país. Em outubro de 2015, uma investigação apontou que doze competidores estavam forjando os próprios resultados para lucrar em sites de apostas. Nos anos anteriores, outros casos similares também foram encontrados.

A StarCraft Pro League iniciou as suas atividades em março de 2003 com competições em equipes de StarCraft: Brood War, incentivando o patrocínio de jogadores e eventos transmitidos na televisão sul-coreana. Em 2011, StarCraft II assumiu o papel e continuou as operações da liga até outubro de 2016.

Finais da StarCraft Pro League em 2014

O impacto no eSport coreano

Com o encerramento das atividades da StarCraft Pro League, rumores já apontam que cinco dos times profissionais da Coréia do Sul desativarão seus esquadrões de StarCraft 2. Serão eles: SK Telecom T1, KT Rolster, Samsung Galaxy, CJ Entus e MVP. Somente Afreeca Freecs e Jin Air Green Wings pretendem manter os competidores ativos para participar dos demais campeonatos no país.

Além disso, outros jogadores já comunicaram as suas intenções para o futuro. Kim "MyuNgSik" Myung-Sik, antigo membro da SK Telecom T1 e posicionado no 10º lugar do ranking sul-coreano, anunciou que está se mudando para um time profissional de Overwatch. Kim "Sorry" Ji, da mesma equipe, irá se aposentar das competições de eSport a partir de agora.

A comunidade também preparou um vídeo para comemorar a história da StarCraft Pro League. Você confere ele logo abaixo.

Especial eSports: Entenda tudo sobre o mundo dos video games competitivos na matéria completa do TecMundo Games!

Via TecMundo Games.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.