Pro TurboSpeed, a arma secreta dos atletas da Nike para as Olimpíadas

1 min de leitura
Imagem de: Pro TurboSpeed, a arma secreta dos atletas da Nike para as Olimpíadas

(Fonte da imagem: Divulgação/Nike)

Um corredor de sucesso não precisa apenas ter musculatura desenvolvida, foco e velocidade: a roupa pode ser um fator bem mais determinante do que você imagina. Buscando um maior desempenho de seus atletas patrocinados nas Olimpíadas de Londres, em agosto deste ano, a Nike apresentou um conjunto de trajes esportivos que pode garantir algumas medalhas surpreendentes.

Para provas de atletismo em curta distância, como 100 metros rasos, a Pro TurboSpeed é a aposta da fabricante para fazer os adversários comerem poeira. A roupa de mangas longas cobre quase todo o corpo e tem como segredo uma série de “bolinhas” em determinados pontos no uniforme, capazes de reduzir a resistência do vento e melhorar a aerodinâmica.

Além disso, ela se molda ao corpo com elásticos para não atrapalhá-lo durante as provas e não machuca o corpo do atleta em nenhum momento. Segundo a Fast Co. Design, os testes em laboratório, foi possível reduzir o tempo de um atleta em 0,23 segundos – período que parece pequeno, mas pode ser a diferença entre uma simples vitória e um recorde mundial.

Pé no chão

Mas o “instrumento de trabalho” desses atletas também precisam do melhor equipamento possível – e aí que entram dois modelos bem parecidos entrei si, o Zoom Superfly R4 e o Zoom Victory Elite, também da Nike.

O Zoom Superfly R4 (Fonte da imagem: Divulgação/Nike)

O primeiro faz parte de uma série de calçados de sucesso, é bastante leve, confortável e tem como destaque oito travas em forma de espinhos para aumentar a tração e o contato com o chão. Já o Victory Elite é destinado às provas de 1.500 metros: com conforto e um design interior que praticamente transformam o pé e o tênis em um só, o produto ainda contam com várias camadas de carbono para deixar a pisada mais leve e travas que proporcionam tração e impulsão.

Os equipamentos entram em cena a partir de junho, durante campeonatos de preparação para os Jogos Olímpicos.

Fonte: Nike, Fast Co. Design

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.