Edward Snowden volta a pedir ajuda ao governo brasileiro

2 min de leitura
Imagem de: Edward Snowden volta a pedir ajuda ao governo brasileiro

Snowden pede asilo ao Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que revelou todo o esquema de espionagem da agência norte-americana, voltou a pedir ajuda ao governo brasileiro.

Em carta aberta, obtida pela Folha de São Paulo, Snowden se dirige ao povo e também aos governantes do Brasil para novamente pedir que o país dê asilo definitivo a ele. Atualmente, o ex-agente encontra-se na Rússia, país que deu a ele abrigo temporário até a metade de 2014.

Em troca, Edward promete colaborar o máximo possível com as investigações do governo brasileiro sobre a espionagem da NSA. Vale lembrar que o senado já criou uma CPI para realizar tais investigações, uma vez que há denúncias de monitoramento até mesmo das ligações telefônicas da presidente Dilma Rousseff.

Ajudando na CPI

É com base nisso que Snowden faz o seu pedido. Segundo ele, no entanto, é preciso que ele possa sair da Rússia e conseguir asilo definitivo no Brasil, pois no momento encontra-se totalmente sem condições de ajudar. Em sua carta, o delator diz:

“Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição em auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo”.

Delator mostrou relatórios de espionagem da NSA no Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/Extras)

Em outro momento, ele também cita que Brasil é um lugar “onde as revelações tiveram um impacto real”. De acordo com ele, “nossos direitos não podem ser limitados por uma organização secreta, e autoridades americanas nunca deveriam decidir sobre as liberdades de cidadãos brasileiros”.

Quanto ao seu asilo político, o ex-agente já teria respostas positivas de outros países, como Bolívia, Venezuela e Nicarágua, entretanto a sua preferência seria pelo Brasil. Segundo Snowden, além de o país ter sido um dos mais citados nos relatórios, também foi o coautor de uma resolução aprovada pela ONU que associa o impacto da espionagem às violações dos direitos humanos.

Por fim, ele também cita que, por ser uma nação forte politicamente, o Brasil pode vir a ajudá-lo dando-lhe asilo permanente sem que o país venha a sofrer enormes represálias do governo dos Estados Unidos. Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Petição

O jornalista Glenn Greenwald (que foi o primeiro a conversar com Snowden e que revelou o esquema da NSA para o mundo) e o seu namorado, o brasileiro David Miranda, estão por trás do movimento que deve ajudar o ex-agente a conseguir asilo no Brasil. De acordo com eles, “se o governo brasileiro agradece a ele pelas revelações, é lógico protegê-lo”.

Dessa forma, além de apelar publicamente aos políticos, eles também têm outra estratégia, que é apelar ao clamor popular. Dessa forma, a carta também deve ser publicada no site da ONG Avaaz, no qual uma petição online pedindo ajuda ao delator deverá ser criada. Na página é possível encontrar duas petições para asilo de Snowden no Brasil, uma em português e outra em inglês. Confira:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.