NSA está de olho em suas listas de email

1 min de leitura
Imagem de: NSA está de olho em suas listas de email

Documento da NSA (Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post)

Novas informações sobre a espionagem norte-americana na internet não param de pipocar em todo o mundo. Isso porque os relatórios vazados pelo ex-analista Edward Snowden continuam rendendo novas denúncias contra a agência de segurança dos Estados Unidos.

As novas informações descobertas pelo The Washington Post apontam não só o fato de que eles monitoram as mensagens, os emails e as conversas das pessoas, como também ficam de olho com quem você anda falando.

Ao que tudo indica, o programa da NSA estaria também obtendo as suas listas de contatos, roubando endereços de email dos seus amigos e, também, todos os contatos dos seus mensageiros eletrônicos e redes sociais, como o “finado” MSN, por exemplo.

250 milhões em um ano

O The Washington Post destaca que tais informações ficam bem claras em uma apresentação de Power Point trazida por Snowden. O documento aponta que em apenas um dia no último ano, a NSA obteve 444.743 endereços de email do Yahoo, 105.068 de contatos do Hotmail, 82.857 do Facebook, 33.697 de contatos do Gmail e 22.881 de endereços vindos de outros provedores.

Listas de comunicadores também estariam sendo roubadas (Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post)

Na mesma apresentação, eles também destacam que os espiões da agência de segurança dos Estados Unidos conseguiram obter, em um único dia, nada menos do que 500 mil listas de contatos de comunicadores instantâneos. Se multiplicarmos o número de contatos roubados por um ano, isso significa que em 365 dias a NSA teria a capacidade de obter nada menos do que 250 milhões de endereços de email.

Tal operação seria mais “completa” do que a que estaria monitorando somente as ligações telefônicas. Isso porque além de tais informações já estarem descritas, muitas vezes as pessoas compartilham outros números de telefone, endereços e outros dados de interesse para a agência de espionagem.

Mas, e como eles teriam o acesso a tais informações? De acordo com o jornal, a agência estaria contando com a ajuda de operadoras de telefonia, de monitores de rede e de tráfego de informações e de outros serviços aliados de inteligência. O curioso é que seriam tantas informações coletadas, que a NSA estaria encontrando problemas na hora de armazenar tudo, principalmente devido ao SPAM e outros “incômodos” do mundo da internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.