Erro 404: técnicas nerds para contra-atacar os bullies

10 min de leitura
Imagem de: Erro 404: técnicas nerds para contra-atacar os bullies

Ser um nerd moderno não é uma tarefa fácil. Além de ter que escolher quais dispositivos colocar na mochila (vale a pena levar só o iPhone ou o DS também vai junto pra escola?) e recarregá-los, sempre tem aquele colega que vai encher a paciência só porque você prefere usar o Twitter no intervalo em vez de jogar futebol.

Por mais que os nerds sejam figuras bem aceitas e até mesmo consideradas descoladas em filmes e séries atuais, a vida real não segue a mesma cartilha. Gostar de tecnologia e se vestir diferente quase sempre é sinônimo de provocações constantes, por uma figura que transcende gerações e classes sociais: o bully.

Sempre haverá alguém que, pelos mais diversos motivos, tentará tornar a vida do nerd um inferno. Seja roubando e desligando seu PSP durante uma batalha difícil ou bolando algum apelido constrangedor, essa figura parece peça indispensável na carreira de qualquer geek que se preza.

Felizmente, heróis como Casey Heynes – o popular Zangief Kid – estão aí para mostrar que o contra-ataque é possível. Chega de conviver com a opressão e a vergonha de gostar de quadrinhos e vídeo games. Reunimos neste artigo várias táticas que você pode usar para acabar de vez com as provocações. Elas são garantia de dias mais tranquilos e uma experiência menos traumática no colégio, universidade ou ambiente de trabalho.

Siga exemplos de sucesso

O que Bill Gates e Steve Jobs têm em comum além de serem referências quando o assunto é tecnologia? Além de estilos de vestir que parecem seguir o manual do estereótipo nerd, ambos figuram constantemente entre as listas dos homens mais ricos e influentes do mundo.

Mesmo com todo esse sucesso, esse dois homens assumem suas raízes como esquisitões, e não é difícil pensar em um jovem Bill Gates sendo zoado no colégio por seus óculos gigantes e complexão magrela. Da mesma forma, Jobs devia sofrer com brincadeiras constantes sobre sua mania de se vestir todos os dias com exatamente a mesma roupa.

Não há jeito melhor de se vingar dos valentões do colégio, que tinham todas as garotas e eram convidados para as festas mais legais, do que se tornar mais bem-sucedido que eles. Bastam alguns anos de estudo e uma ideia genial para se tornar um bilionário e ver que todos aqueles que o provocavam estão desesperados para lhe dar mais dinheiro.

Como diz a canção do grupo Seminovos, “o nerd de hoje é o cara rico de amanhã”. Com estudo e umas aulinhas de etiqueta social, até a pessoa mais tímida e retraída consegue se tornar um adulto de sucesso e capaz de deixar pra trás aqueles que fizeram graça de seu jeito estranho e desengonçado no passado.

Gadgets de proteção pessoal

Além de servir como ferramenta para comunicação e diversão, existem muitos aparelhos que podem ajudar a evitar confusões. Exemplo disso é o Teroos, um simpático robô desenvolvido pelo laboratório Anzai-Mab na Universidade de Keio, no Japão.

Colocado no ombro do usuário, assim como um papagaio de pirata, o aparelho vem equipado com câmera, microfone e saídas de som. Com total independência de movimentos, o robô fornece alertas sobre qual o melhor caminho para chegar a um lugar e dá dicas úteis sobre assuntos que vão de alimentos a curiosidades científicas.

Com um desses nos ombros, um nerd pode ficar totalmente alerta às ameaças que o rodeiam e nunca mais ser surpreendido pela chegada repentina de um bully. Além de avisar sobre a aproximação da ameaça, o Teroos também facilita o trabalho de encontrar rotas de fuga e chegar a salvo à sala de aula ou a sua casa.

Proteção garantida pelo DNA

Poucas coisas são mais irritantes do que voltar do intervalo e ver todos seus materiais espalhados pela sala devido à ação de algum engraçadinho. Usar cadeados é uma alternativa válida, mas basta alguém descobrir a senha para que a proteção perca totalmente a validade.

Felizmente, não deve demorar até que a biometria também seja usada nesse tipo de dispositivo. Com um cadeado que só é aberto caso o usuário use suas impressão digitais, o nível de vandalismo e invasão de privacidade deve cair muito.

Robôs cães de guarda

Uma alternativa para quem procura mais proteção pessoal são os robôs hexápodes equipados com câmeras. Com eles, o usuário pode ter controle total sobre o ambiente, verificando de forma discreta as ameaças que lhe aguardam ao virar o próximo corredor.

Disponíveis em diversas cores e modelos, esses pequenos robôs são uma ferramenta bastante útil para o nerd moderno. No pior dos casos, os vídeos gravados por suas câmeras podem servir como evidência para apontar para pais e professores quem costuma iniciar confusões e provocações.

Invente suas próprias ferramentas

A principal vantagem de ser um nerd, além da capacidade de se interessar pelos mais diversos assuntos, é a grande criatividade. Não é à toa que a ficção científica está recheada de elementos fantasiosos que pessoas assim tentam a todo custo tornar realidade.

Então que tal bolar uma jaqueta equipada com campo de força que impede que bolinhas de papel com cuspe grudem em sua superfície? Ou melhor ainda, óculos que, com o pressionar de um botão, acionam uma luz intensa que deixa qualquer bully cego pelo tempo suficiente para encontrar uma rota de fuga.

O limite fica por conta de sua imaginação e dos recursos que tiver à disposição. Porém, se você procura uma solução com características mais definitivas, deve se interessar mais pelas dicas abaixo.

Adquira superpoderes...

Essa é a solução definitiva para os problemas de qualquer nerd. Seja voo, força sobre-humana ou a habilidade de conversar e controlar animais, um superpoder sempre ajuda a acabar com provocações e atrair garotas. Funcionou para o Capitão América, Hulk e Homem-Aranha, logo, não há motivo para que o método não funcione com você.

(Fonte da imagem: Marvel Comics)

Como provam as histórias em quadrinho, ser o último filho de um planeta distante ou descendente de um deus nórdico não é nenhum pré-requisito para se adquirir poderes – embora sejam alternativas bastante atraentes. Adquirir habilidades sobre-humanas é algo fácil para nerds, especialmente aqueles que se dedicam às experiências científicas.

Basta ser picado por uma aranha com a dose certa de radioatividade para começar a soltar teias por aí. Da mesma forma, a exposição direta a raios gama é conhecida por aumentar a força, embora confira uma coloração verde pouco usual para a pele.

Para quem deseja seguir essa opção, vale lembrar que nem todas as consequências são muito boas. Além de ter que gastar um bom tempo combatendo inimigos e evitando que o mundo seja destruído, a taxa de mortalidade de heróis é bastante elevada – porém, isso pode ser interpretado simplesmente como um período de férias prolongadas, já que ninguém fica desaparecido muito tempo no mundo dos quadrinhos.

... Ou vire um supervilão

Caso o caminho do bem se mostre pouco recompensador, sempre é possível aplicar conhecimentos científicos para obter vantagens próprias. E não é preciso ter um laboratório sofisticado para isso, como provou o jovem Eric Jacqmain e seu raio da morte com o poder de 5 mil sóis.

(Fonte da imagem: DC Universe Online)

Outra opção de arma para seu arsenal maligno é o lançador de facões artesanal fabricado por Joerg Sprave. Bastante semelhante a uma besta medieval, o aparelho é capaz de lançar uma faca grande a longas distâncias com uma eficiência mortífera. O problema só fica no processo de recarga trabalhoso, além dos possíveis cortes resultantes de acidentes de trabalho.

Quem não deseja machucar ninguém e só quer dar um susto nos colegas folgados pode contar com a reprodução de granada militar à venda no site Deal Extreme. Por US$ 3,82 é possível adquirir um isqueiro totalmente funcional que, ao ser ativado, começa a reproduzir sons semelhantes ao de uma guerra real – em vez de comprovar a falsidade do armamento, os bullies estarão mais preocupados em correr para salvar suas vidas.

Desapareça completamente

(Fonte da imagem: Warner Bros)Caso as outras soluções apresentadas aqui não se mostrem muito atraentes, sempre há a possibilidade de simplesmente desaparecer. Essa técnica é especialmente útil para evitar pessoas em locais públicos ou despistar os valentões que continuam a perseguição iniciada no colégio até o caminho do ponto de ônibus.

Cientistas do Reino Unido desenvolveram um material batizado como Metaflex que, ao ser aplicado aos objetos, é capaz de torná-los completamente invisíveis aos humanos. Não deve demorar muito para que a tecnologia seja aplicada em tecidos, com efeitos semelhantes ao da capa tornada famosa pelos personagens da série Harry Potter.

Com um instrumento do tipo à disposição, qualquer nerd pode realizar tranquilamente suas atividades sem ter que se preocupar com nenhum chato incomodando. Os únicos cuidados necessários serão evitar caminhos movimentados e arranjar meios seguros para guardar a capa – afinal, não é muito fácil encontrar um objeto perdido se ele é totalmente invisível.

Aprenda com seus jogos favoritos

Enquanto a idade adulta e o sucesso financeiro não chegam, é possível usar o vídeo game como um meio de aprendizado útil para o dia a dia. Afinal, ninguém melhor que os habilidosos lutadores de Street Fighter, King of Fighters e Tekken para ensinar todos os golpes necessários para contra-atacar os valentões.

Como bem provou Casey Heynes, o estudo cuidadoso das técnicas usadas por seu personagem favorito pode ser aplicado no dia a dia para acabar com qualquer confusão. Usando como inspiração o lutador russo Zangief, o jovem conseguiu dar uma lição em bully com a aplicação correta do famoso pilão giratório.

(Fonte da imagem: Reprodução/Vimeo)

Não é preciso vasculhar muitos títulos para ter à disposição uma grande variedade de estilos de luta prontos para serem estudados. Luta livre, caratê, tae kwon do, kung fu ou jiu-jítsu: tem sempre algum personagem pronto para ensinar o jeito certo de se defender de um ataque.

Lembre-se de que as técnicas aprendidas devem ser usadas somente para defesa pessoal. Afinal, você não quer passar para o outro lado e se tornar um bully que usa sua habilidade de luta para atormentar os coleguinhas.

(Fonte da imagem: Konami)

Quem prefere um caminho mais seguro também pode contar com as táticas ensinadas por Solid Snake em Metal Gear. Mais fácil do que enfrentar uma confusão é simplesmente passar despercebido – só não tente usar na vida real a tática da caixa de papelão, já que isso pode ter consequências bastante desastrosas.

Conhecimento é poder

Como bom nerd, passar horas em frente ao computador já se tornou uma rotina aceita. Comer, ler, jogar vídeo game e até mesmo dormir em frente ao teclado são atividades realizadas constantemente, que até o momento não provocaram mais problemas do que dores eventuais nas costas e um pescoço um pouco tenso.

Então por que não usar todo esse tempo (e o cache do Google) para procurar meios de se defender daquele coleguinha que tanto atrapalha seu dia a dia? Uma tarde dedicada a pesquisas pode ser o suficiente para obter informações que, se bem usadas, podem garantir convites para festas e fazer um apelido constrangedor desaparecer imediatamente.

Descobrir que o fanático por futebol e rap já foi emo e possui um Fotolog recheado de fotos do poodle de estimação “Teddy”, além de render boas risadas, pode ser usado como um belo escudo de proteção. Afinal, nenhuma reputação de descolado resiste a um passado longínquo que provoca vergonha ao ser citado.

Da mesma forma, o uso correto de um keylogger pode revelar informações interessantes, como o fato de que o bully do colégio só consegue dormir abraçado com um cobertor que ele tem desde os três anos de idade. Se a informação está em algum lugar da internet ou foi dita em uma conversa qualquer, um nerd habilidoso tem à disposição todas as ferramentas disponíveis para descobri-las.

Basta tornar público o conhecimento dessa informação e possuir uma lista de contatos abrangente para ter material suficiente para nunca mais ser provocado. Afinal, o pior pesadelo de um bully é sofrer com o próprio veneno e ter que aguentar seus antigos amigos o evitando por conta de segredos constrangedores.

Tudo uma brincadeira

Apesar dos bullies serem um grande incômodo na vida dos nerds, a maioria das sugestões apresentadas neste artigo não deve ser levada a sério. Afinal, nenhuma opção que exija o uso de violência é justificada, tampouco aquelas que envolvam constrangimentos ou invasão de privacidade – porém, caso você descubra um meio de adquirir superpoderes, não deixe de compartilhá-lo em nossa seção de comentários.

E você, quais meios usa para se proteger de pessoas que insistem em criticar seus gostos ou modo de agir? Não deixe de dividir suas experiências e sugerir novos meios para se proteger dos valentões que insistem em ver os nerds como seres estranhos.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro Erro 404, publicado semanalmente às sextas-feiras, cujo objetivo é fornecer um texto descontraído aos leitores do Baixaki e Tecmundo. Qualquer semelhança com a realidade é meramente coincidência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.