Erro 404: os piores usuários do Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Erro 404: os piores usuários do Facebook

Quem é que nunca usou alguma rede social? Pode ser Orkut, Gazaag, “Vila dos Computadores”, Twitter, Facebook... A verdade é que todo mundo já experimentou algumas delas — ou vai dizer que você conhece alguém que tenha passado a vida inteira sem dar um “like” ou compartilhado uma notícia? Pois bem, você deve saber que existem muitos perfis de usuários nessas redes.

Será que você sabe quais são os piores usuários que podem ser encontrados no Facebook — que é a rede social mais popular da atualidade? Nós fizemos uma extensa pesquisa com usuários de internet de 20 estados brasileiros para chegar a um ranking com os tipos de usuário que mais incomodam os amigos. Está curioso para saber quem são? Confira agora mesmo.

O intelectual

De acordo com a pesquisa já mencionada, 35% dos usuários do Facebook deixam de seguir amigos que utilizam a intelectualidade com uma frequência muito maior do que o permitido pelos códigos de conduta das redes sociais — sendo que uma parcela de 12% já chegou a cogitar desfazer a amizade em casos mais extremos. E você saberia reconhecer um perfil intelectual no Facebook?

É bem mais simples do que parece. Geralmente, esse tipo de pessoa posta links acompanhados de muitos argumentos em seus textos, também fazendo recorrente uso das armadilhas para os que são contra. Com isso, deixam falsas brechas para que as pessoas discordem desses textos e então fazem tréplicas com dezenove — não mais nem menos — palavras, sendo que doze são em latim.

Vale dizer que os intelectuais — mesmo que sejam falsos-intelectuais — possuem uma dinâmica simples de argumentação. Você pode reconhecer a utilização de alguns passos que são quase cláusulas pétreas (FOMOS CONTAMINADOS, CORRAM TODOS) das postagens:

  • Fazer post com textos intelectuais
  • Aguardar comentários discordantes
  • Responder ironicamente
  • Aguardar novas respostas
  • Responder com palavras em latim
  • Aguardar uma resposta
  • Falar qualquer coisa sem sentido
  • Esperar o oponente desistir
  • Citar “falácias” e “pombo enxadrista”
  • Ser o próprio “pombo enxadrista”

O polêmico

Ser um usuário polêmico pode fazer com que muita gente se irrite, mas esse perfil foi citado apenas por 28% dos usuários. O motivo para o esquecimento dos entrevistados pode estar escondido no fato de que 94% das pessoas já fizeram pelo menos um post com a intenção de criar discussões — coloque a mão na consciência e tente se lembrar de alguma vez que você fez isso nos últimos 17 meses.

Como reconhecer um polêmico? Basta procurar por aquele amigo que está sempre postando imagens, textos e tirinhas que foram criados apenas para irritar o maior número de pessoas que for possível. E nisso estão englobados os ateus que postam fotos para irritar religiosos, religiosos que postam para irritar ateus, ateus que irritam ateus, religiosos que irritam religiosos, religiosos que irritam vegetarianos, vegetarianos que irritam flamenguistas, flamenguistas que irritam jogadores de vôlei, jogadores de vô...

O ativista

Como diferenciar os ativistas dos polêmicos? Às vezes é difícil, mas com a prática você conseguirá entender rapidamente. Enquanto os usuários descritos no item anterior fazem as postagens apenas para irritar, estes daqui trabalham com o intuito de fazer com que todos os outros mudem de opinião.

Não importa qual seja o tema: em todos é possível encontrar um ativista exagerado, e basta olhar os comentários das suas postagens para reconhecer os ativistas. “Erro 404... Todo ativista é chato?”... Claro que não, amiguinho! Mas aqueles que caem na besteira de discutir com os polêmicos podem abrir buracos negros na existência humana.

Haters e trolls em todos os lados

Nós já falamos sobre trolls e haters em diversos momentos aqui no Erro 404. Todos eles são bem conhecidos de todos os usuários, mas eles ainda estão longe de sumir — na verdade, se reproduzem mais do que os Gremlins. Você vai ver esses dois tipos de usuário assim que compartilhar este artigo no seu Facebook. Os trolls vão dizer que “O pior tipo é você kkk” e os haters vão dizer “O pior é a Samsung/Apple/Padaria do Zé”.

.....

Quem são os piores usuários do Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado de vez em quando no TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações — inclusive essa — publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.