Erro 404: A Páscoa chegou! Você já viu os Easter Eggs que deixamos por aí?

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: A Páscoa chegou! Você já viu os Easter Eggs que deixamos por aí?

A Páscoa é um período especial na vida de todos nós. Não só pela comilança chocólatra, mas também por unir a família, os amigos, os casais, as pessoas, os animais, os ETs. O feriadão tem o melhor dos dois mundos: guloseimas e academia depois. É pura endorfina, só que liberada de formas diferentes. Sim, academia, pois a segunda-feira pós-Páscoa representa o típico “Dia Mundial do Peso na Consciência”. Uma visita ao dermatologista também cairá como luva de tantas espinhas que costumamos ganhar.

Os ovos de Páscoa são os presentes mais desejados a quem gosta de injetar açúcar no sangue. Comumente embalados de maneira especial, os chocolates ovalados têm a fama de trazer, em seu interior, algum presente/surpresa, que pode ser encarado de forma abstrata também – por que não pensar que há “paz” ali dentro?

Só que, em inglês, os “Easter Eggs” têm um significado bem diferente. Sim, Easter Eggs, tradução livre e literal de “ovos de Páscoa”, termos cuja primeira letra preferimos deixar em caixa alta para denotar a origem estrangeira. E o que se entende por “Easter Eggs”? Surpresas? Mensagens escondidas? Referências, alusões? É bem por aí.

É por isso que aproveitamos esse período tão especial, engordante e emocionante para mostrar alguns dos Easter Eggs que nós, aqui do TecMundo, já embutimos em algumas ilustrações que decoraram outras postagens do Erro 404. Você pensa que nossa equipe faz esses desenhos com tamanho grau de excelência à toa? Apenas para ilustrar algo sem qualquer conotação? Pense novamente: infiltramos alguns “Easter Eggs” valiosos em diversas imagens nossas. Quer ver só?

Um breve conceito sobre Easter Egg

Antes de mais nada, é absolutamente válido discorrer brevemente sobre o que é um Easter Egg. Afinal de contas, apesar de os termos serem velhos conhecidos pelos ávidos leitores e comumente utilizados na internet (especialmente no mundo dos games e da tecnologia), ninguém é obrigado a saber um conceito de natureza específica assim.

Como já mencionamos, um Easter Egg pode ser qualquer coisa oculta encontrada em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, video games etc. O conceito não deve ser confundido com mensagem subliminar, que é algo que o ser humano não percebe logo de cara e deve analisar.

O Easter Egg é uma espécie de segredo virtual. Os termos até podem ser relacionados aos verdadeiros ovos de páscoa, os quais, em sua concepção, sempre contêm surpresas dentro, sejam chocolates ou brinquedos. Mas o sentido se convencionou de uma forma tão própria que ninguém pensa necessariamente em ovos de Páscoa ao escutar Easter Eggs. Mas... É Páscoa!

Sim, colocamos várias coisinhas escondidas em nossas ilustrações. Consegue decifrar o que são?

Agora que você está mais contextualizado com relação ao que significa um Easter Egg e de que forma o conceito se aplica ao nosso tão querido mundinho geek, será que consegue detectar as referências escondidas que colocamos em algumas ilustrações do Erro 404?

O que você diria da ilustração adiante, por exemplo?

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): The Sims. A consagrada franquia da EA dá ao jogador o poder de controlar vidas – é um gostinho de “Todo Poderoso” –, e os pobrezinhos dos Sims nada mais são do que “vítimas” de uma simulação, certo? É como se os seres poligonais estivessem em sua própria Matrix – controlada, aqui, pelo jogador.

Esse controlador é representado pelo ícone verde sobre a cabeça dos personagens. A referência vem da matéria “Evidências de que estamos vivendo em uma simulação”. É o olho que tudo vê.

E quanto ao Easter Egg adiante? Consegue identificar a nossa alusão?

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): o filme “Show de Truman”. Protagonizado por Jim Carrey, o longa mostra um reality show em que o personagem principal é a atração, tendo sua vida inteira filmada e vista por todos sem saber disso. O cara vive numa cidade que nada mais é do que um gigantesco estúdio fechado e, aos poucos, começa a perceber sua “falsa” realidade – está vendo a porta de saída logo ali?

A ilustração também está presente na matéria “Evidências de que estamos vivendo em uma simulação”.

Pílula azul ou pílula vermelha?

A resposta é óbvia, mas o Easter Egg é sempre válido:

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): os filmes “Matrix”. As pílulas azul e vermelha se transformaram em símbolos icônicos na indústria de entretenimento e ganharam seu lugar ao sol entre os geeks de plantão.

Pílula vermelha para entrar na Matrix, e pílula azul para continuar vivendo corriqueiramente seu cotidiano “coxinha”. Foi mais ou menos isso que Morpheus quis dizer a Neo quando ofereceu uma dessas escolhas ao protagonista.

Cowabunga!

Os fortes entenderam o subtítulo supracitado. Se você é um deles, consegue identificar o item circulado na ilustração adiante, certo?

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): Michelangelo. Não o pintor e escultor, mas sim o membro das Tartarugas Ninjas! Como os dois são xarás, nada mais providencial do que colocar o desenho de um nunchaku, o instrumento de espancamento do réptil, na ilustração. De Michelangelo para Michelangelo.

Símbolos que só manjadores manjarão

Quem simpatiza com história (e também se considera um geek que se preze) vai identificar as referências das ilustrações adiante.

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): Illuminati! Que é a denominação de diversos grupos, alguns históricos e outros modernos, reais ou fictícios. Na imagem acima, o Nyan Cat na parede está com os risquinhos illuminati e há uma caveira na parede, próxima ao logo do TecMundo. Sacou a charada, né?

A imagem adiante tem mais algumas coisinhas para você detectar:

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): a textura da coberta, que tem ícones “calejados” a quem acompanha a cultura em torno dos illuminati, e o topete do carinha, que tem o desenho de um olho. Detectou?

E esta aqui?

Resposta (leia apenas se achar que já encontrou a resposta): as borboletas na geladeira. Trata-se de um símbolo secreto usado a esmo pela  indústria de entretenimento para simbolizar as técnicas de controle da mente baseado no trauma, presente predominantemente em celebridades femininas. Easter Egg dos bãos.

Essas ilustrações são oriundas da matéria “Métodos nada convencionais para se viajar no tempo”, outro Erro 404 aqui do TecMundo.

Enquanto isso, não deixe de compartilhar conosco, nos comentários, quais são seus Easter Eggs favoritos. Vale referência a Mario em Dying Light, Pac-Man no Google Maps, Sasquatch em Red Dead Redemption, jogadores que morreram em World of Warcraft, enfim, qualquer item do entretenimento é válido.

O que tenho para compartilhar agora é o seguinte: quero comer quilos de chocolates. Obrigado. 

--

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por Aline Sentone e Andre Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.