Erro 404: Por que o Super Bowl é um evento nerd?

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: Por que o Super Bowl é um evento nerd?

No próximo domingo (dia 1º de feveiro) acontece a 49ª edição do maior evento esportivo que os seres humanos e outros habitantes da Terra podem presencial. Estamos falando da grande final da Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos (NFL), na qual duas equipes entrarão sorrindo e apenas uma sairá assim... Afinal de contas, ninguém quer perder no jogo mais assistido do mundo — sem pressão, gente!

O jogo começa às 21:30 de domingo (horário de Brasília) e será disputado entre Seattle Seahawks e New Englant Patriots. Apesar de muita gente achar que o nome do evento é “Super Ball”, o correto é “Super Bowl”. Isso mesmo, não tem nada a ver com uma superbola — até porque a bola nem é redonda, quanto mais super —, mas sim uma “supertigela/marmita/cuia/bacia/copo”. Se está duvidando, você pode clicar neste link e ver as traduções para esta bela palavra.

“TecMundo! O que o maior espetáculo da Terra tem a ver com o Erro 404?” pergunta o jovem aflito, que ainda não encontrou respostas para tudo na vida. “TUDO” responde o redator apaixonado pelo esporte e pronto para sanar as suas dúvidas com diversas provas de que o Super Bowl é um evento completamente voltado para os nerds! Está duvidando? Então vamos às provas!

É “O Senhor dos Anéis” dos esportes

Você se lembra da Sociedade do Anel? Ela era composta por seres dos mais diversos tipos, todos com aptidões diferentes e prontos para desempenhar suas funções individuais em prol de um bem coletivo. Isso é exatamente o que acontece no futebol americano! Neste esporte existe espaço para os altos, para os baixos, para os magros, para os gordos, para os rápidos e para os lentos. Juntos eles formam o poderoso MegaZord bem coletivo.

Vamos usar o ataque como um exemplo: a linha ofensiva (os anões) duelam fisicamente na trincheira, enquanto o inteligente quarterback (elfo) lê as reações da defesa e decide se vai entregar a bola para o ágil running back (um hobbit mais leve, como o Frodo) ou para o forte fullback (um hobbit mais pesado, como o Sam), podendo ainda passar para os velozes wide receivers (humanos). Na lateral do campo ainda existe o técnico (um mago esperto como Gandalf seria ótimo), que decide tudo o que vai acontecer no gramado.

Isso tudo serve para fazer com que os times ganhem cada um dos jogos — como se fossem pequenas batalhas ao longo do caminho —, até que consigam chegar à grande final da Liga, quando vão enfrentar seus grandes rivais. Para completar, é muito importante lembrar que cada jogador ou técnico do time vencedor do Super Bowl leva para casa um anel muito valioso...  PRECIOOOOSO!

Tem a ver com Star Wars

Um grupo de pessoas que precisa fugir de ameaças inimigas, neutralizar os ataques que podem vir de todos os lados e, depois disso, conseguem chegar ao objetivo final e instauram a paz novamente no universo... Isso poderia muito bem descrever Star Wars, não é mesmo? Não é por acaso, afinal de contas estamos falando exatamente de Star Wars. Mas há como relacionar com o Super Bowl.

O futebol americano é um esporte completamente voltado à estratégia e a NFL é muito política. Os times precisam conseguir bons jogadores e precisam de apoio político para instalarem seus estádios ao redor dos Estados Unidos — assim como o Império e a República disputavam cada planeta ao longo da Galáxia muito distante.

Mais do que isso, as partidas são travadas entre equipes compostas por jogadores que se preparam a vida inteira e que são moldados para o esporte — como os Stormtroopers, que têm as tropas compostas por guerreiros completamente preparados para a guerra e também por clones de uma matriz bem executada.

Há ainda como ir bem além e pensar nos jogadores que chegam ao Super Bowl como os verdadeiros mestres Jedi. Isso porque os atletas começam a jogar quando ainda são crianças (como os pequenos aprendizes, valendo lembrar que o jovem Anakin se tornou padawan aos nove anos e já era considerado velho). Eles precisam mostram talento para conseguirem se tornar cavaleiros (jogadores universitários) e mais ainda para serem mestres (jogadores da NFL).

Tem o time da Microsoft

OK, não é exatamente da Microsoft, mas quase isso. Neste ano, o Seattle Seahawks está indo para o Super Bowl pela segunda vez seguida, sendo que no ano passado eles ergueram o troféu de campeões. E você sabe dizer quem é o dono do Seahawks? Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft e parceiro de Bill Gates na criação do sistema operacional mais famoso do mundo.

Não é à toa que a equipe de Seattle foi a escolhida para a criação do comercial produzido para mostrar algumas das funcionalidades do tablet Surface — o mesmo que você pode ver logo acima deste parágrafo. A outra equipe a chegar na final é o New England Patriots, cujo dono é Robert Kraft, dono da Kraft. Nada a ver com a Apple!

É tipo War, mas com uma bola

Não existe jogo de tabuleiro mais adorado pelos nerds do que War. E o que mais chama a atenção nele é a questão estratégica, uma vez que todos os jogadores precisam traçar muito bem os seus objetivos enquanto buscam os melhores caminhos até a vitória. A todo momento, variáveis vão surgindo  e forçando os estrategistas a buscarem novas formas de se adaptar e vencer.

Uma jogada excelente da defesa pode causar um desequilíbrio gigante no time todo, assim como acontece quando os dados não colaboram e dão a vitória para os inimigos. Um passe excelente do quarterback causa tanto estrago quanto um ataque aéreo realizado pelos adversários no tabuleiro. E as comparações nem mesmo precisam ficar limitadas à jogatina efetivamente. Por exemplo...

Um blecaute total durante a partida demanda a mesma reorganização que um gato que decidiu dormir em cima da Oceania, da Europa e de mais cinco territórios à escolha.

Os melhores comerciais do mundo

Não tem como negar: a final da NFL é marcada pelos melhores intervalos comerciais de todo o mundo. Ao longo dos anos, centenas de anunciantes provaram que a publicidade pode ser mais trabalhada do que muito filme de Hollywood, resultando em vídeos que deixam qualquer um de boca aberta. Confira abaixo alguns exemplos disso e tente não se empolgar com o Super Bowl!

Mophie

Bud Light

Coca-Cola

Budweiser

Microsoft

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.