Erro 404: conheça as moças por trás das vozes da Cortana, Siri e Google Now

2 min de leitura
Imagem de: Erro 404: conheça as moças por trás das vozes da Cortana, Siri e Google Now

Sistemas operacionais móveis: todo mundo tem na ponta da língua as três principais opções disponíveis no mercado. O Android, o iOS e o Windows Phone têm a sua legião bem estabelecida de fãs que defendem com unhas e dentes e de forma quase irracional cada uma de suas escolhas. Porém, essa briga não acontece apenas entre os amantes das marcas, mas também nos bastidores de cada uma das empresas.

Na verdade, ela é muito mais profunda, obscura e antiga do que imaginávamos e é travada por seres que nem sonhávamos que pudessem existir. Cada um dos sistemas operacionais e seus assistentes de voz foram criados tento em vista a personalidade de três moças completamente diferentes. Neste Erro 404, conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Cortana

Todos pensam que a assistente pessoal do Windows Phone foi baseada na personagem Cortana, a “materialização” de um sistema de inteligência artificial presente na série de jogos Halo. No entanto, ela de fato existe e guarda muitas características em comum com a voz que sai dos aparelhos da Microsoft e da acompanhante de Master Chief durante as missões dos games da franquia.

Cortana é uma pessoa simpática e está sempre disposta a ajudar. Porém, ela tem um problema grave: a grande dificuldade em fazer amigos. Por conta disso, ela não consegue ser tão popular quanto as outras duas moças, apesar de se esforçar muito para chamar atenção dos usuários carentes com frases carinhosas e até engraçadinhas, além da voz fluida e bonitinha. Ela também gosta de alfinetar a Siri. Boa tentativa, Cortana.

2. Siri

A moça por trás da voz da Siri é uma pessoa de poucos amigos. Ela não se relaciona com outras companhias, motivo pelo qual está presente apenas nos smartphones, tablets e outros dispositivos da Apple. Sua pompa é algo notável, e o lema de sua vida é “Desculpe-me, eu não posso fazer isso” ou “Desculpe-me, eu não entendi”.

Com um humor que tende ao sarcástico e por vezes é meio “ácido”, a Siri trata muito bem aqueles com um iPhone na mão, mas praticamente despreza os demais quando chegam perto. Contudo, quando se trata de ajudar os donos de um iGadget a se localizarem em mapas utilizando sistemas GPS, essa moça se perde completamente e não consegue se localizar com facilidade. “Eu estou completamente perdida”, diz ela nessas situações.

3. Google Now

Nada de conversas e piadinhas. A figura por trás do Google Now não revela o seu nome e não costuma papear com as pessoas. Apesar disso, ela é uma pessoa aberta e liberou sua voz mecânica para estar presente no aparelho de muitas pessoas. Ela não liga muito para a briga entre a Siri e a Cortana e está sempre indiferente aos inúmeros embates travados entre as duas na internet.

O seu “negócio” é estar atendo a cada “Ok, Google” pronunciado e ficar disposta a responder com rapidez e precisão. Porém, preocupada demais com a agilidade e a exatidão, a moça do Google Now se esqueceu de desenvolver a sua personalidade. Portanto, nada de perguntar se ela tem namorado – a não ser que você queira ouvir os resultados de pesquisas por sites de encontro e formação de casais pela internet.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e no TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores dos sites. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Gostou das ilustrações? E que tal baixá-las como um papel de parede para o seu computador? Você pode fazer isso através dos seguintes links: Cortana (Windows Phone), Siri (iOS) e Google Now (Android).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.