Erro 404: Os animais mais nerds do mundo [ilustração]

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: Os animais mais nerds do mundo [ilustração]

Você provavelmente já conviveu com alguns tipos diferentes de bichinhos. Afinal de contas, são muitas as famílias que se tornam tutoras de cachorros, gatos, hamsters, cangurus, dragões de komodo, tiranossauros ou peixinhos beta. Mas você já parou para pensar quais desses animais são os mais inteligentes de todos? Quais são os animais mais nerds que habitam o planeta Terra?

“Mas TecMundo... Os animais são inteligentes?” É claro que são! Há pesquisas que afirmam que porcos adultos possuem a inteligência similar à de seres humanos de quatro anos — atenção, esta informação é verdadeira, apesar de estar neste artigo! Mas hoje nós não vamos falar de inteligência desse tipo. Nós vamos é mostrar como se comportam os bichos quando ninguém está olhando. E você não faz ideia do que acontece nessas horas.

1. Elefante: a supermemória de dar inveja

Você já ouviu falar de pessoas que possuem “memória de elefante”? Pois saiba que essa expressão não foi criada apenas para dizer que essas pessoas se lembram de tudo — e por isso quando estão brigando com alguém fazem bico tão grande que parece uma tromba. A verdade é que os elefantes realmente possuem capacidade de se lembrarem de todas as coisas do universo.

Quer alguns exemplos? Em 1998, um elefante-africano bateu o recorde mundial interespécies de jogo da memória ao descobrir 750 pares de figuras em menos de dois minutos. Poucos anos depois, um elefante-asiático conseguiu a proeza de ser aprovado em 154 vestibulares no mesmo ano — tendo realizado todas as provas em 18 idiomas diferentes, mostrando que sua memória é também incrível para esse tipo de finalidade.

Mais do que isso, os elefantes também possuem memória fotográfica. Há estudos que provam que esses animais se lembram de qualquer imagem que tenha sido mostrada durante a vida inteira. Prova disso está nas pinturas rupestres que alguns elefantes fazem quando ninguém está vendo — algumas delas foram confundidas com pinturas humanas, inclusive.

2. Polvo-gamer

O que você faria se tivesse oito braços, em vez de apenas dois? Exatamente, você seria muito mais poderoso nos jogos de video game. E é isso o que acontece no fundo do mar. Recentemente, câmeras escondidas em um barco naufragado mostraram que os polvos conseguem os melhores resultados em qualquer tipo de jogo que você possa imaginar na sua vida.

Jogos de luta? Com braços independentes eles conseguem dominar todos os botões e realizar os combos mais alucinantes que já foram imaginados. Jogos de esportes? Eles também conseguem aproveitar os braços para dominar todos os comandos. Nos games de música, então... Cada braço fica responsável por uma peça das baterias e não há quem vença os recordes deles.

Mas o que realmente é um desafio para os polvos está nos games de estratégia em tempo real. Starcraft, Warcraft, Dota e afins.... Todos eles exigem uma grande quantidade de ações por segundo e às vezes nem mesmo os polvos mais ágeis são capazes de vencer toda a demanda. Há relatos de que alguns anos atrás um deles ficou maluco por causa disso e acabou virando vidente especializado em futebol.

3. Sabia que corujas amam quadrinhos?

Quando você pensa em coruja, qual é a primeira coisa que surge na sua cabeça? Corujas, é claro! Mas o que você não pensa é que elas são grandes fãs de quadrinhos e até mesmo realizam suas próprias conferências para trocarem experiências sobre as revistas. A grande verdade é que essas criaturas só não desenham suas próprias revistas porque é muito difícil fazer isso com asas.

Se você ainda está duvidando, fique sabendo que o personagem Homem-Coruja da DC Comics foi criado para satisfazer o terceiro maior mercado consumidor de quadrinhos do mundo — ficando atrás apenas dos seres humanos e dos ratos, que adoram rasgar as folhas para construírem pequenos ninhos.

Um dos fatores que mais influenciam a supremacia das corujas na leitura está no fato de que elas possuem hábitos noturnos e o Batman também. Além disso, elas também se identificam bastante com o Super-Homem (porque ele voa) e com o Homem de Ferro (não pergunte qual o motivo, porque também não sabemos).

4. Chimpanzé matemático

(X³ + y²) / x.y = 5

Talvez você não faça ideia de como resolver essa equação, mas existe um animal que resolveria isso em menos de dez segundos. Estamos falando dos chimpanzés, que já foram eleitos 17 vezes os animais com maior velocidade no raciocínio matemático de todo o universo — vencendo os golfinhos, os cães-da-pradaria-irlandeses e também o professor Girafales.

O raciocínio matemático deles é tão evidente que até mesmo os cientistas mais antropocêntricos começam a aceitar as teorias de que os chimpanzés podem começar a dominar técnicas de engenharia e construção em menos de 300 anos. E pensar que eles ainda são proibidos de participarem das olimpíadas de matemática. Será que os humanos estão com medo de perder a supremacia?

5. João de Barro e Castor engenharia

Dois dos animais mais engenhosos do mundo são o pássaro João de Barro e o roedor Castor. Ambos possuem habilidades de construção bem avançadas e fazem suas casas com elementos que encontram na natureza, utilizando apenas o próprio corpo para que possam realizar as tarefas. Com conhecimentos bem claros de engenharia e arquitetura, é bem comum que eles se juntem para criar obras incríveis.

Já foram registrados mais de 12 mil casos de parcerias entre os bichos. Em todos eles, os castores eram responsáveis pela construção das partes de madeira e os pássaros ficavam encarregados de construir as ligas com barro e água. Não é à toa que eles já ganharam prêmios de design e engenharia em pelo menos 34 países. Vai ser difícil alguém roubar esse posto deles.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.