Erro 404: 6 tecnologias dos anos 90 que fazem falta (ou não) [ilustração]

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: 6 tecnologias dos anos 90 que fazem falta (ou não) [ilustração]

Apesar de nós ainda acharmos que os anos 90 acabaram na última semana, a verdade é que já faz quase 15 anos que eles não existem mais — bem, é claro que eles ainda vivem em nossos corações, mas isso não significa muita coisa cronologicamente falando. E, quando nos lembramos deste belo período, logo sentimos grande nostalgia relacionada aos desenhos, aos brinquedos e às tecnologias da época.

Mas, falando em tecnologia, será que elas eram tão legais quanto nós imaginamos? A verdade é que, se elas fossem tão incríveis, ainda estariam por aqui, não é mesmo? De qualquer forma, talvez se passem cinco ou seis décadas e nós ainda sentiremos falta dos anos 90 e das maravilhas tecnologias que fizeram mais sucesso no período. Vamos matar um pouco das saudades agora mesmo?

1. Antenas externas

A vida com a TV digital é muito fácil, mas houve um tempo em que as pessoas precisavam utilizar antenas externas para conseguir assistir aos seus programas favoritos. Nesse período, muitos acabavam sofrendo por horas até que o sinal daquele canal específico funcionasse da melhor maneira possível. E o pior de tudo: ajustar um canal podia facilmente fazer com que outro ficasse fora de sintonia.

Estima-se que 85% dos jovens que tinham entre 6 e 19 anos no final dos anos 90 nunca assistiram a um episódio completo de Cavaleiros do Zodíaco, porque era preciso arrumar as antenas que haviam sido erroneamente ajustadas na hora da novela. Desses já mencionados 85%, há estudos que afirmam que pelo menos 49% tentavam melhorar a captação com a utilização de palhas de aço presas às antenas.

2. Disquetes tão seguros

O trabalho do colégio pode livrar você da recuperação. Por isso você o fez com todo o capricho do mundo: preparou uma apresentação em PowerPoint, salvou as imagens de um modo que elas coubessem na mídia, formatou todas as fontes e deixou recadinhos bem-humorados para que a professora achasse tudo ainda melhor. Para evitar problemas, você salvou tudo em três disquetes diferentes.

Nenhum funcionou no computador da escola!

3. Gravar em fita de vídeo

Seus pais passaram o ano todo esperando por este momento. Eles sabem que vai acontecer do mesmo jeito que aconteceu no ano passado. As músicas cantadas vão ser as mesmas. Os artistas convidados serão os mesmos. Tudo vai acontecer do mesmo jeito, de verdade. Não há esperança de que algo vá mudar desta vez, com exceção da vinheta. Mesmo assim, eles compraram uma fita VHS nova para gravar o especial do Roberto Carlos.

E, se você já era adolescente em 1997, você pode ter sido incumbido de pausar a gravação a cada vez que o programa entrasse no intervalo. Pois é... Você dormiu e perdeu a última parte, quando a Simone ia entrar no palco para cantar “Então é Natal” junto com o Rei. Sabe qual é a sua sorte? Seus pais nunca vão assistir, porque a fita vai ficar junto com as outras 12 que eles fizeram desde 1985, pegando mofo no armário.

4. Esperar a música no rádio

Você pode até ter dormido esperando o Roberto Carlos, mas certamente isso não aconteceu quando você estava esperando suas músicas favoritas tocar na rádio. E foi assim que você conseguiu gravar 90% das canções em uma fita cassete, que em breve vai ganhar uma etiqueta com coraçõezinhos e o nome da “garota especial” que vai receber aquela magnífica criação. Aí acontece um dos seguintes problemas:

  • Fita que não funciona
  • Fita que acaba antes da música
  • Locutor que fala durante a música
  • Você erra o nome da garota
  • As pessoas riem de você por causa da fita
  • Você se esquece de apagar o outro lado da fita e ele é constrangedor
  • Você se esquece de apagar o outro lado da fita e ele tem músicas infantis
  • Você se esquece de apagar o outro lado da fita e ele tem você cantando

5. Esperar a meia-noite pra conectar

Você já assistiu ao jornal, à novela, mudou de canal, conferiu as programações de todas as emissoras e chegou à conclusão de que não tem nada de bom passando. Desde que você jantou até agora já se passaram mais de 25 horas, mas ainda não chegou a meia-noite. E você precisa esperar por este horário, pois só assim você poderá se conectar à internet — “aí você só paga um pulso”.

Eis que, depois de muitas tentativas sem sucesso, sua internet está conectada e estável. O ICQ está funcionado a todo vapor e aquela música que você ouviu mais cedo já está no Napster — e não vai levar nem três horas para terminar o download. Só que acontece algo que você não esperava... Ou melhor, que você mais temia. A sua tia quer falar com a sua mãe também pagando apenas um pulso. O telefone toca. A internet cai. As lágrimas também.

6. Bug do Milênio

“Vai dar meia-noite do dia 1º de janeiro e tudo vai acabar, gente! Os mercados vão explodir. A TV vai ficar fora do ar. O rádio vai começar a tocar música do apocalipse e os computadores vão ficar sem energia elétrica. É o bug do milênio! É o fim do mundo digital! Separem suas tochas! Está na hora do recomeço!”

*Meia-noite do dia 1º de janeiro*

*Nada mudou*

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.