Erro 404: o Carnaval das gigantes da tecnologia [ilustração]

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: o Carnaval das gigantes da tecnologia [ilustração]

(Fonte da imagem: iStock)

“Alô, meu povo amado que gosta de folia e que tem o samba no pé! A hora é eeeeessssaaaaaaaa!” A frase que acabamos de citar pode não representar muito bem todos os brasileiros, mas é fato que o Carnaval faz parte da cultura brasileira — isso sem falar que o feriado é providencial, não é mesmo?

Em 2012, nós trouxemos o tema “Acadêmicos da Nerdice Atômica” para comemorar os dias de festa com os foliões — uma pausa para dizer que a palavra “folião” é a melhor coisa do Carnaval. Mas será que, além dos bailes, os apaixonados por tecnologia podem aproveitar os desfiles das escolas de samba também? Nós descobrimos que sim! Mas infelizmente não do jeito que eles são atualmente.

É difícil que um geek goste muito de ver sambas-enredo sobre a evolução do processo na extração da madeira nas florestas subtropicais. Mas e se fosse sobre smartphones e outros eletrônicos? A ideia parece boa, não é mesmo? Então confira como seria o Carnaval de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Acadêmicos da Maçã Mordida

Os Acadêmicos da Maçã Mordida entram na avenida com alegria para inaugurar o Carnaval deste ano. Eles foram campeões em 2012 com o samba-enredo “Para Jobs” e neste ano apostam no tema “O Pomar que Nunca Para de dar Frutos” para tentar retomar o lugar mais alto do pódio do Carnaval. Na comissão de frente surge “O Multitouch é Patente Nossa!”, seguido da bateria que inova tocando todos os tambores com o GarageBand.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como faz todos os anos, a escola de samba traz alguns itens escondidos nos carros alegóricos. Será que todos vão conseguir encontrar o que está sendo exibido no deste ano? Torcemos para que sim! Enquanto isso, fiquem com um pouco do samba-enredo apresentado na avenida.

O Pomar que Nunca Para de dar Frutos
Tem Maçã boa para dar e vender!
Tupã-Ceci, lá do alto que nos ilumina,
A nossa Apple sempre vai nos proteger!”

Estação Segunda do Robô Verde

Eles nasceram na Rússia e foram para os Estados Unidos em busca de servidores mais poderosos para que pudessem colocar suas ideias em prática. Esses são Sergey Brin e Lary Page, os fundadores da Google. Esses são os homenageados deste ano no desfile da Estação Segunda do Robô Verde, a escola vencedora da divisão de acesso do ano passado e que agora disputa na divisão Especial.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para este primeiro ano no grupo das escolas de samba mais tradicionais, a Estação Segunda do Robô Verde apresenta o samba-enredo “Meu Querido Robô Verde! Robozinho Especial! Tá no Bolso, tá na Tela, tá aqui no Carnaval!”. A comissão de frente traz uma ala especial para homenagear o serviço de buscas da empresa e o principal carro alegórico mostra o já mencionado Android em tamanho gigante.

“Quando Cabral avistou! As terras do meu Brasil!
Logo ele se espantou! Pois encontrou clima primaveril.
Também bradou a sua dúvida: por que esta busca demorava?
Logo alguém retrucou! No Google mais rápido você encontrava!”

Unidos da Coreia

A Samsung chega à Sapucaí com alguns dos seus principais produtos. O carnavalesco Fernandinho 25 foi convidado pela empresa coreana para selecionar alguns dos itens que poderiam ser mencionados na avenida, uma vez que seriam necessárias duas quartas-feiras de cinzas para o desfile se ele agregasse tudo o que a Samsung produz ao redor do mundo. Foi assim que surgiu o “Tem Navio e tem TV! Celular e tem Você!”, o tema deste ano.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com passistas de diversas regiões do país, um dos destaques do desfile é a modelo e atriz Carolina Marcondes, que aparece com a fantasia “Nossa Galáxia não é Distante, mas a Lua Sempre Mostra o Lado Mais Claro!”, que é uma evidente referência à presença da mitologia indígena na composição das baterias utilizadas pelos smartphones Galaxy S5. Fique agora com um trecho do samba-enredo:

“Assim eu vou! Com a Coreia na avenida!
Relembrando meus amores e a minha vida!
Smartphone potente eu quero pra mim!
Pois o Sol que se põe e o Carnaval não tem fim!”

Império do Sol Nascente

Em 2014, a Escola Império do Sol nascente abandona a receita do ano passado e volta a falar sobre o PlayStation. O destaque para isso fica por conta da comissão de frente, que é composta por 150 crianças utilizando smartphones Xperia e gritando “PlayStation! PlayStation! PlayStation! PlayStation!”. Entre elas está o apresentador Yudi, cuja identificação fica fácil pois ele está carregando uma faixa com os dizeres “Que pena! Ganhou um Hot Wheels!”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O carro alegórico principal da Império do Sol Nascente é uma homenagem ao video game da Sony e também à Sony Pictures. Tudo isso também é mencionado no samba-enredo e na fantasia do casal de mestre-sala e porta-bandeira, que neste ano surgem com o tema “Me Passa esse Controle Pra eu Poder Vencer o Goro”. Uma belíssima apresentação, certamente.

Foi lá bem longe, na Terra do Sol Nascente
Que surgiu o nosso amado presente!
Agraciado, pela força dos xamãs
É o PlayStation alegrando as manhãs!”

Agremiação Samba na Caixa

Surgindo na Sapucaí para fechar o Carnaval 2014... Vem aí a escola Agremiação Samba na Caixa, composta pela Microsoft e seus fãs. Neste ano, o tema do Carnaval da SnC é “O One vem depois do 360! Quando a Caixa entra em Cena, a Avenida logo Esquenta!”. E neste ano eles estão loucos para retomar o título, por isso surgiram com OITO carros alegóricos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A comissão de frente exibe a belíssima apresentação “Com as Janelas do Passado vou Construindo o meu Futuro”. Ainda há algumas alas especialmente produzidas para falar sobre a influência dos video games na construção do Império Romano e a entrada de Napoleão no Turcomenistão durante o século 18. Será que isso é o bastante para fazer com que a ASnC consiga vencer?

“Abençoado pelo poder do céu!
O Xbox One chegou no mercado!
Napoleão perdeu e foi pro beleléu,
Não conseguiu jogar e ficou irritado!”

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.