Erro 404: e se os navegadores fossem super-heróis? [ilustração]

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: e se os navegadores fossem super-heróis? [ilustração]

Para muita gente, os navegadores são apenas softwares criados para que possamos navegar na internet. Mas a verdade é que eles são apenas a parte visível de uma guerra invisível, travada entre humanos e alienígenas de uma raça chamada Malwares. Por trás de cada browser, existe um super-herói responsável pela proteção de seus seguidores.

Está duvidando? Então confira um pouco mais sobre cada um dos super-heróis do mundo virtual, que formam a poderosa liga dos Navingadores e estão travando batalhas mortais enquanto você procura por um vídeo ou lê as últimas notícias sobre o futebol.

Homem-Raposa da Mozilla

Movido pelo poder de doze mil soldados romanos do passado, o Homem-Raposa é o defensor de todos os apaixonados pelo código aberto. Há alguns anos, ele enfrentou a fúria dos mares da Microsoft e conseguiu devolver a harmonia para os seus protegidos. Desde então, é reverenciado como o principal defensor da liberdade.

Seus poderes são gerados pelo espírito da Raposa de Fogo do Reino de Mozilla e permitem que o super-herói invoque as chamas do plano espiritual. Com isso, o super-herói pode queimar toda e qualquer falha de segurança e tentativa de fechamento de códigos-fonte. Ele também usa a furtividade da raposa para evitar que qualquer um de seus discípulos seja rastreado em suas ações.

Há quem diga que os doze mil soldados e o plano espiritual do Homem-Raposa sejam apenas nomes mitológicos para os desenvolvedores independentes e fóruns de programação que auxiliam o herói em todas as suas batalhas. E eles serão muito necessários nas próximas lutas, quando o Homem-Raposa enfrentar o Ninja Cromado, na disputa pela hegemonia heroica.

Ninja Cromado, o herói de Mountain View

Rápido como um foguete e pronto para analisar – com riqueza de detalhes – qualquer coisa que passe por perto de seus olhos. Assim é o Ninja Cromado, o herói mais recomendado para missões de espionagem e outras tarefas que exigem rapidez extrema. É visto com maus olhos por guerreiros menores, que não admitem o fato de ele ser um espião tão poderoso.

Hoje, o Ninja Cromado é um dos heróis mais requisitados do mundo. Ajuda os seus protegidos a ficarem livres de problemas e derrota vírus e outros malwares com rapidez. Há quem diga que ele possui duas caras, pois ao mesmo tempo em que protege todos os que lhe pedem abrigo, também é bastante controlador com a população.

Por querer ser o líder dos Navingadores, possui uma disputa interna com o Homem-Raposa (que foi o nome mais respeitado por muito tempo). Conseguiu conquistar apoio de muitos aliados por possuir muito dinheiro em caixa – graças aos tesouros do reino de Mountain View. Ao mesmo tempo, muitos tiram sarro de sua cara, por causa das constantes atualizações e mudanças de uniforme.

O Explorador Submarino

Rumores dizem que o Explorador Submarino era um comandante, e seu superpoder surgiu quando o seu barco estava afundando. Os mesmos boatos apontam para a origem microsoftiana do herói. Independente da mitologia que o envolva, o Explorador Submarino ainda é respeitado por grande parte dos cidadãos do mundo.

Admirado pela história, mas não muito acionado. Por já estar com a idade um pouco mais avançada – e, principalmente, por ter se adaptado pouco às necessidades dos humanos –, o Explorador foi deixado de lado e hoje não possui muitas mocinhas indefesas esperando para que ele mostre os poderes que ainda tem.

Para evitar que ele se sentisse mal, os outros Navingadores atribuíram uma função para o Submarino. Ele é encarregado de realizar as ligações entre as pessoas indefesas e os outros heróis. Mesmo assim, ainda há muitos que se lembram dele e solicitam sua presença em diversas situações.

Capitão O

Uma mistura de Peter Parker com Tony Stark. É assim que os Navingadores enxergam o Capitão O. Um rapaz com muito dinheiro, gostos refinados e interesse por tecnologia, mas que muitas vezes não é compreendido pelos outros heróis. Assim como o Explorador, o Capitão é pouco acionado por cidadãos indefesos.

Mas ao contrário do microsoftiano, este herói é muito jovem. Na verdade, poucas pessoas confiam nele porque ele é novo demais – e seria antiético utilizar os poderes psíquicos para convencer os outros de que o guerreiro é bom. Sejamos sinceros, o Capitão O é um super-herói muito controverso. Quem gosta dele, não chama outro herói para nada (nem mesmo para buscar o gatinho que está em cima da árvore).

Por outro lado, os fãs dos outros heróis vivem dizendo que o Capitão O é muito lento, pesado e que ele nunca está presente na hora em que é necessário. Enfim, o guerreiro ainda está tentando conquistar seu espaço no coração dos seres humanos.

SafariBot

O único super-herói dos Navingadores que não é um ser humano completo. O SafariBot foi construído a partir do DNA de um homem muito poderoso que faleceu há alguns meses. Os fabricantes do robô dizem que toda a essência da bondade está nele, apesar de não revelarem qual é a origem do seu código genético.

Sendo uma estrutura robótica, o herói é programado para neutralizar qualquer ameaça que possa se aproximar de seus protegidos. Ainda pouco conhecido, o SafariBot conquistou seu espaço entre grupos restritos, mas há chances de que ele seja mais abrangente no futuro.

Como todos os outros, o SafariBot também tem alguns problemas. Suas peças são muito caras, por isso ele não é enviado para muitas batalhas. Também há quem diga que ele é um robô de propaganda, que vale muito mais pelo design do que pelo poder de fogo que oferece.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro Erro 404, publicado semanalmente às sextas-feiras, cujo objetivo é fornecer um texto descontraído aos leitores do Baixaki. Qualquer semelhança com a realidade é meramente coincidência!

Desenhos: Nick Mancini

Cor: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.