Epson investe em óculos inteligentes, mas sua aposta é no setor corporativo

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Os óculos inteligentes, apesar de apresentarem uma tecnologia fantástica e cheia de possibilidades para uso real, parecem encontrar uma série de barreiras para emplacar no mercado e conquistar de vez os consumidores – basta ver que nem a Google conseguiu acertar a mão em seu badalado Google Glass. Porém, a Epson, bastante conhecida por sua linha de impressoras, resolver investir no segmento com uma abordagem diferente, deixando o público comum de lado e se focando em um smart glass para uso profissional.

O Moverio Pro BT-2000 é um sucessor natural de outro produto do tipo – o BT-200, lançado pela empresa em outubro de 2014 –, se apresentando como um dispositivo mais resistente e com configurações mais robustas que as de seu irmão mais velho. Isso quer dizer que, além de poder ser usado em tarefas mais pesadas ou que envolvem contatos físicos mais brutos, o aparelho deve interessar engenheiros e outros trabalhadores da indústria com uma câmera de 5 megapixels que não fica nada a dever no quesito tecnologia.

Esse sistema de captura de imagens entende o ambiente em 3D, possibilitando percepção de profundidade, monitoramento da posição da cabeça e suporte a uma tecnologia bastante valorizada no momento: a realidade aumentada. Adicionalmente, o BT-2000 oferece conexões WiFi e Bluetooth, praticamente garantindo que o smart glass possa ser usado em projetos de todos os tipos e tamanhos, envolvendo tanto um grupo pequeno de funcionários como uma grande operação integrando equipes de sedes diferentes.

É possível repassar imagens de um dispositivo para outro para que todos possam ver detalhes de uma nova instalação, por exemplo, ou, ainda, para agilizar o treinamento de novos funcionários sem que seja preciso mexer em um maquinário real – e, possivelmente, caro. O brinquedinho usa o Android para rodar aplicativos e outras funções, possibilitando que softwares customizados e novos recursos possam ser implementados facilmente nos óculos – além de disponibilizar comandos de voz, uma função sempre bem-vinda nesse segmento.

A previsão é que o Moverio Pro BT-2000 chegue ao mercado japonês e norte-americano no terceiro trimestre deste ano, embora não haja nenhuma informação sobre o preço do dispositivo. Resta saber se veremos um valor no nível do Google Glass ou se as empresas terão que desembolsar ainda mais para equipar seus colaboradores com esse tipo de tecnologia.

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