TG Show: entrevistamos os donos do 'Você Não Sabia' e 'Conselhos do He-Man'

5 min de leitura
Imagem de: TG Show: entrevistamos os donos do 'Você Não Sabia' e 'Conselhos do He-Man'

Andrei Bedene, 25 anos, natural de Curitiba, formado em Publicidade e dono da página Conselhos do He-Man e do canal Você Não Sabia. Essa foi a figura com quem tivemos a oportunidade de conversar no último dia do Tudo Geek Show, evento que aconteceu na capital paranaense entre os dias 20 e 22 de março de 2015.

O nosso bate-papo também contou com a presença Lucas Bottarelli, estudante de 16 anos, mas que ajuda Andrei nas horas vagas. Ambos estiveram no evento para falar exatamente sobre os dois “produtos” que administram na internet. A nossa entrevista tinha como objetivo conhecê-los melhor e apresentá-los ao público que ainda não os conhecem. Vamos entender como tudo isso começou?

Relaxa, você já está na página certa!

Como tudo começou

Andrei conta que começou a mexer com a internet quando ainda tinha apenas 10 anos, e com 11 começou a brincar com edição de vídeos aprendendo muito do que sabe por conta própria. Essa tarefa, hoje, é a que mais rende louros, já que sua principal atividade é a produção de conteúdo para o YouTube.

Tendo se conhecido na igreja em que frequentam, Andrei ensinou as “mágicas” da edição de vídeo para seu amigo. Hoje, além de estudar, Lucas ajuda Bedene a administrar a página no Facebook e o canal Você Não Sabia. Além dos dois, outra dupla, Nicholas Alexandre e Danilo Modolo, ajuda a equipe na produção de conteúdo para a plataforma de vídeos da Google.

Reconhecimento do YouTube pelos 100 mil inscritos no canal Você Não Sabia.

Conselhos do He-Man

Segunda conta Andrei, a ideia do Conselhos do He-man surgiu em 2012, inspirada no sucesso que a página Gina Indelicada – outro personagem fictício do Facebook – começava a fazer na rede social. Hoje, o produto tem mais de 780 mil curtidas e conta com postagens diárias que recebem dezenas de compartilhamentos.

A ideia é simples, mas genial: aproveitando o fato de que He-Man sempre deixava um sábio conselho ao final de cada episódio, os criadores da página resolveram criar tirinhas curtas com foco no humor e usando temas atuais. O sucesso rendeu uma indicação ao Prêmio YouPix (“Melhores da Websfera - Melhor página do Facebook 2013”).

Conselhos do He-Man.

Além da fanpage no Facebook, o Conselhos do He-Man também possui um site próprio onde também são realizadas postagens como foco no humor. Todas as ideias são criadas pelos próprios administradores da página e baseiam-se na experiência de vida de cada um e das sacadas dos acontecimentos do dia a dia.

Entretanto, o Conselhos do He-Man passou por algumas polêmicas por causa do seu humor característico, mas nada que “afetasse” profundamente o produto. Hoje, os administradores dividem a atenção com o canal Você Não Sabia, focando muito mais na produção de vídeos para o YouTube. Porém, eles garantem que não vão “matar” a página e ela continuará a existir enquanto tiver o seu alcance e receber mensagens de apoio dos fãs.

As piadas com uma pitada de reflexão.

Canal Você Não Sabia

O principal produto sob a tutela de Andrei e Lucas é o Você Não Sabia. O canal, atualmente, conta com mais de 380 mil inscritos e acumula mais de 12,8 milhões de visualizações. Participante da rede social desde 2012, o foco é apresentar as melhores curiosidades sobre temas selecionados.

Depois de seis meses de estudo sobre o YouTube e como monetizar a produção de vídeos, Bedene finalmente concebeu a ideia do Você Não Sabia. Lá, são postadas produções que abordam séries, games, filmes, celebridades, desenhos e muitos mais.

Canal Você Não Sabia.

No começo, o canal sofreu por causa da baixa frequência na postagem de vídeos. Afinal, uma postagem exigia – e ainda exige – muito estudo e pesquisa, processo que costumava demorar cerca de um mês. Além disso, Andrei trabalhava sozinho e ainda dividia o tempo com outras empreitadas.

Depois de passar por alguns altos e baixos, Andrei resolveu arriscar e dedicar-se integralmente ao seu canal no YouTube. Apesar de ainda não considerar o produto um verdadeiro sucesso, Bedene acredita no potencial de sua criação e aposta suas fichas nela: “sucesso só depois de um milhão de inscritos”, disse na entrevista, algo que ele espera alcançar até o final do ano.

Como funciona a pesquisa e a produção de conteúdo?

Mesmo com a ajuda de sua equipe, Andrei conta que a produção de conteúdo ainda demanda muito tempo. Uma semana seria o intervalo ideal entre uma publicação e outra, mas o foco na qualidade às vezes impossibilita atender essa demanda.

Tudo começa com um tema. A partir daí, dias de pesquisa e estudo passam a fazer parte da rotina dos envolvidos. Andrei e Lucas contam que a internet é uma fonte preciosa de dados, mas ao mesmo tempo muito perigosa. Há muito desencontro de informações e o cruzamento de dados é essencial para “aparar as arestas” das pesquisas.

A busca por informações também explora a conversa com “experts” e produtos relacionados ao assunto. Um box limitadíssimo de um seriado ou filme, por exemplo, que contenha detalhes dos bastidores e entrevista com os diretores, é uma fonte de dados importante e que é extensamente consultada para a produção de conteúdo.

O resultado final é um documento de aproximadamente 30 páginas que precisa ser resumido em umas 10 para caber em um vídeo de 10 a 15 minutos. Como podemos ver, há muito trabalho envolvido e Andrei ressalta que o menor erro pode ser o suficiente para manchar a credibilidade alcançada pelo canal.

Com foco na qualidade, Andrei torce para que chegue o dia em que eles consigam fazer – de forma consistente – postagens semanais. Mesmo ainda sem conseguir isso, alguns víeos do canal alcançaram um verdadeiro sucesso no YouTube. Alguns exemplos: “Caverna do Dragão: Por que foi cancelado? Qual o episódio final?”, Você Não Sabia? - Cavaleiros do Zodíaco e Vocë Não Sabia? - Desenhos Mais Polêmicos da História.

Hoje, com escritório próprio, o canal consegue se autossustentar, mas os administradores torcem para que um patrocínio forte ajude a alavancar o Você Não Sabia. Em meio ao pedregoso e mutável terreno da internet, o produto segue crescendo e recebendo apoio dos fãs que acreditam e gostam do trabalho realizado.

.....

E aí, já conhecia o Conselhos do He-Man e o canal Você Não Sabia? Também gostaria de conversar com Andrei e sua equipe? Então acesse os links abaixo e ofereça sua sugestão, crítica ou elogio para que eles possam melhorar ainda mais.

Conselhos do He-Man

Você Não Sabia

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.