Wunderland Kalkar: passeie por um parque de diversões nuclear

4 min de leitura
Imagem de: Wunderland Kalkar: passeie por um parque de diversões nuclear

(Fonte da imagem: Wunderland Kalkar)

A decisão recente do governo alemão de fechar todas suas plantas nucleares até 2022 abre dúvidas sobre como tais locais devem ser reaproveitados. Afinal, milhões em dinheiro público são investidos na construção das instalações geradoras de energia, e seria um enorme desperdício deixá-las simplesmente acumulando poeira.

Nesse cenário, o Wunderland Kalkar serve como um exemplo de como transformar esses locais capazes de gerar muito medo em um cenário de diversão e relaxamento. Instalado sobre uma planta nuclear abandonada, o parque de diversões alemão adaptou as construções responsáveis pela produção de energia em um resort que atrai cerca de 600 mil visitantes a cada ano.

Diversão nuclear

(Fonte da imagem: Wunderland Kalkar)Com construção iniciada em 1972, o local, conhecido inicialmente como SNR-300, tinha como principal objetivo se transformar na planta nuclear mais avançada já vista por todo o mundo. Porém, após gastos de mais de 3 milhões de libras no desenvolvimento das construções, em 1991 o projeto foi abandonado devido a pressões políticas, preocupações ambientais e protestos populares decorrentes de desastres como Chernobyl.

O complexo ficou abandonado até que em 1995 um investidor holandês, Hennie Van der Most, adquiriu o local por um valor não divulgado. Em 1996, começaram a ser construídos os primeiros quartos de hotel no complexo, que aos poucos foram expandidos para o número atual de 450 apartamentos, em um resort que inclui uma grande variedade de opções de bares e restaurantes.

A construção do parque de diversões foi iniciada em 2002, e desde então mais de 40 atrações diferentes já foram inauguradas no parque Kernie’s Familienpark. O resort nuclear também inclui uma grande quantidade de quadras de tênis e um campo de golfe em miniatura no qual os visitantes podem se divertir durante algumas horas.

Embora a maioria das atrações tenha como público-alvo crianças de 3 a 12 anos de idade, os aventureiros mais velhos podem testar suas habilidades como alpinistas em um paredão de escalada ou dar uma volta no “Vertical Swing”, carrossel gigantesco com 58 metros de altura. Outro local que deve ser conferido é o Adventure Plaza, no qual é possível participar de corridas de quadriciclos ou karts e ainda conferir competições de dragsters, veículos que atingem 100 quilômetros por hora em apenas 3,5 segundos.

Ao todo, o espaço ocupa uma área de aproximadamente 55 campos de futebol, na qual está instalada uma série de jardins e espaços recreativos – entre eles, uma pista de boliche e uma quadra na qual os visitantes podem praticar vôlei de praia. Um museu erguido no local explica detalhes sobre a origem do complexo, guiando os visitantes pela história da energia nuclear.

Aventure-se por uma chaminé de resfriamento

A principal atração de toda a Wunderland Kalkar sem dúvida alguma é a grande chaminé de resfriamento que chama a atenção dos visitantes a partir de qualquer ângulo que é visualizada. Apesar da pintura externa na qual são reproduzidas montanhas nevadas com um céu azul, a imensa construção é um lembrete constante de que o objetivo inicial do local não era proporcionar diversão a ninguém.

(Fonte da imagem: Wunderland Kalkar)

Com quase 40 metros de altura, a chaminé tinha como objetivo inicial ser usada como forma de resfriar a usina nuclear construída no local. Após ter sido comprada por Van der Most, a construção foi transformada em um brinquedo que rapidamente se transformou na principal atração do resort.

O lado externo da construção foi transformado em um gigantesco paredão de escaladas, no qual os visitantes podem testar sua força e descobrir qual altura conseguem alcançar usando somente seus braços e pernas como apoio. Algo surpreendente quando se pensa que, caso a usina estivesse operante, a simples aproximação do local seria suficiente para causar sérios danos à saúde.

Para os fortes de coração

Porém, a atração mais surpreendente do local fica dentro da chaminé de resfriamento. Aproveitando o imenso diâmetro da construção, os responsáveis pelo parque desenvolveram um passeio de balanço aéreo que alça os visitantes a uma altura impressionante, que os permite ter uma visão geral de todos os cantos da Wunderland Kalkar.

O brinquedo definitivamente não é para os fracos de coração. Basta assistir a uma das diversas filmagens da atração disponíveis na internet para sentir um frio na espinha sempre que os assentos se aproximam um pouco mais das paredes internas da instalação. Por mais que se saiba que há equipamentos de segurança que tornem isso impossível, a atração claramente oferece uma dose de adrenalina extra a um brinquedo comum a qualquer parque de diversões do mundo.

Diversão segura

Apesar de ter sido desenvolvido a partir de um complexo feito com o objetivo de se tornar uma instalação nuclear, os visitantes do Wunderland Kalkar não precisam se preocupar com os níveis de radiação do resort. Isso porque o SNR – 300 nunca chegou a entrar em operação, por mais que todas as peças necessárias estivessem instaladas e bastasse uma ordem do governo para o início da produção de energia.

(Fonte da imagem: Wunderland Kalkar)

Uma representante do parque afirmou ao Daily Mail que o principal motivo pelo qual os visitantes vão ao local é o fato de que a instalação por si só é suficiente para fascinar as pessoas. “É algo totalmente único, e é isso que atrai as pessoas. Não é uma coisa que se vê todos os dias”, afirma.

“Alguns se preocupam que o local é inseguro, mas na verdade é tudo 100% seguro. Como a usina de energia nuclear nunca foi utilizada, todo o complexo está totalmente livre de qualquer espécie de radiação”, complementa a representante do Wunderland Kalkar.

Os interessados em fazer uma visita ao parque de diversões nuclear podem agendar um quarto de hotel através do site oficial. Os pacotes diários, que garantem a visita a todas as instalações do local, tem custo inicial de 65 euros por cada visitante, estando disponíveis pacotes especiais para famílias e grupos com diversas pessoas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.