Veja 6 edifícios ao redor do mundo que unem arquitetura com pistas de esqui

2 min de leitura
Imagem de: Veja 6 edifícios ao redor do mundo que unem arquitetura com pistas de esqui
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Nós, brasileiros, criaturas de clima tropical, não estamos acostumados com pistas de esqui, competições de snowboard ou até criação de bonequinhos de neve. Certamente, alguns afortunados já tiveram a chance de experimentar no exterior ou desembolsaram uma grana para ver neve artificial. Por conta do distanciamento cultural dos climas frios, você provavelmente não sabia que há prédios no mundo que também são estações de esqui, não é mesmo?

Nesta pequena lista, vamos apresentar seis edifícios que misturam arquitetura com diversão, proporcionando momentos de lazer no próprio design da construção, seja a neve artificial ou natural, em alguns locais bem surpreendentes.

1 – Resort em Dubai

Já começamos com um dos mais improváveis. Afinal, quando falamos de neve, o último lugar que passa em nossas cabeça é um ambiente com clima árido. Contudo, quando o assunto é Dubai, tudo é possível. Esse complexo turístico anunciou no ano passado que estava construindo a maior pista de esqui artificial do mundo, com cerca de 1,2 quilômetros de distância.

Para completar o impressionante projeto, o local abriga mais de 300 restaurantes e cafés, a maior fonte de água do mundo, uma praia de 300 metros e muito mais. Sem sombra de dúvidas, é impressionante a integração da estrutura do local com o circuito de esqui.

2 – House Slalom (Cazaquistão, Astana)

Outro lugar improvável para uma enorme pista de esqui, não é mesmo? Alguns arquitetos querem criar um edifício no Cazaquistão que mistura um condomínio residencial de 21 andares com um grande circuito de recreação na neve. Assim como em um escorregador, assim que a pessoa chega ao fim, ele pode pegar um elevador e voltar ao topo.

3 – Gerador de energia de Copenhague (Dinamarca)

Este edifício era um projeto muito ambicioso em 2011, que pretendia juntar uma usina de energia, que obtinha recursos da queima do lixo da cidade, com uma área recreativa para a população, que contará com uma enorme pista de esqui. A planta foi adiada por vários anos, mas deve dar as caras em 2017. A construção é controversa, pois ao mesmo tempo que gera energia do lixo, ela também queima dejetos e produz CO2.

4 – Hotel em Holmenkollen, Noruega

Possivelmente, essa pista é a mais estranha e legal desta lista. Neste hotel com cobertura de vidro, há um circuito com 60 metros de altura para pulos de snowboard e esqui. Abaixo, há diversas suítes para desfrutar de uma vista maravilhosa da cidade.

5 – SnowWorld, em Barcelona (Espanha)

Essa estrutura pode não ter saído do papel ainda, mas certamente é impressionante. Esta estrutura artificial quer implementar a primeira pista de esqui do mundo que é livre de emissão de carbono, sendo uma grande conquista para a tecnologia verde. O domo deve coletar energia solar, da biometanização e do lixo.

6 – North Slope Ski Hotel

Este projeto ainda não viu a luz do dia nem tem local certo para ser construído, mas o conceito verde certamente vai atrair a atenção de alguns. Totalmente ecológico, este hotel de 120 metros de altura quer colocar uma pista de esqui na cobertura do edifício, que levaria os praticantes do esporte diretamente para um resort.

Você já esteve em alguma estação de esqui artificial? Comente no Fórum do TecMundo

A estrutura seria movida totalmente por energia solar e eólica. O designer Michael Jantzen ainda não encontrou uma construtora para dar continuidade a ideia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.