Castelo japonês de 400 toneladas é levantado para reforma

1 min de leitura
Imagem de: Castelo japonês de 400 toneladas é levantado para reforma

Levando em consideração que não somos verdes e nem temos superforma, como mover uma construção de 400 toneladas? Ah, mas é claro que nossos amigos japoneses tem a solução. Durante os trabalhos de restauração do Castelo Hirosaki, o pessoal da obra teve que “dar uma arrastadinha” nele.

Na realidade, de acordo com informações do Wall Street Journal, a ideia era reparar o alicerce do castelo, essa reforma já estava sendo planejada há mais de seis anos e na última quinta-feira, centenas de pessoas puderam acompanhá-la.

Para poder fazer essa reforma era necessário deslocar o castelo inteiro, para fazer isso sem danificar o patrimônio (construído em 1611) a, quase ninja, equipe de teve que fazer o processo mostrado no vídeo abaixo:

Parece tão fácil quando fechar uma gaveta, não? É, mas tudo teve que ser calculado milimetricamente pois o castelo fica bem próximo a um barranco que leva a um rio, qualquer errinho significaria uma catástrofe, mas tudo ocorreu na santa paz.

Quem tem algum conhecimento de engenharia sabe que esse processo não é algo novo. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem empresas exclusivamente dedicadas ao “house-moving”, mas fazer isso com um castelo de 400 anos e com mais de 400 toneladas, aí a história é outra.

Pensou em um jeito melhor para mover o castelo? Qual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.