Projeto de reator nuclear compacto pode ser realidade no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Projeto de reator nuclear compacto pode ser realidade no futuro

A fusão nuclear é uma fonte de energia mais limpa e segura que a fissão nuclear. Enquanto esse último processo ainda é utilizado em nossas usinas, a fusão é capaz de produzir de 3 a 4 vezes mais energia que a sua contraparte. Com essa ideia em mente, cientistas da Lockheed Martin, uma das maiores empresas do setor aeroespacial e militar do mundo, querem criar um projeto bastante ambicioso de um reator de fusão nuclear compacto.

Pela teoria, a fissão nuclear acontece quando um átomo é dividido em dois fragmentos menores, criando uma explosão e liberação de energia. Já a fusão é um processo que envolve o aquecimento de um gás e separação de seus íons e elétrons. Quando aquecidos o suficiente, os íons perdem a sua capacidade de repulsão e passam a se fundir, produzindo, aproximadamente, 1 milhão de vezes mais energia que uma reação química.

O projeto se chama Compact Fusion (em tradução direta, Fusão Compacta) e está sendo desenvolvido pela divisão de tecnologia experimenta da Lockheed Martin, a Skunk Works. A fusão nuclear é o processo pelo qual o sol funciona. Portanto, a ideia da companhia é imitar esse processo em um container magnético relativamente pequeno e liberar essa energia de maneira controlada para fins específicos.

O tamanho compacto é um dos motivos pelos quais os criadores do projeto acreditam ser possível desenvolver a tecnologia da fusão nuclear rapidamente. Já que todo aparato é menor, é mais rápido de montar e manter a sua construção. O que poderia levar até cinco anos, pode ser reduzido para alguns meses.

Para imitar a energia criada pelo sol aqui na terra, os pesquisadores precisaram criar um conceito que imita uma “garrafa magnética”. Ela será a responsável por suportar as altas temperaturas e liberar a energia produzida aos poucos.

Os pesquisadores afirmam que o Compact Fusion poderia ser utilizado para impulsionar aviões, navios, naves espaciais e, se utilizado em maior escala, poderia alimentar uma cidade inteira. Uma das maiores vantagens seria a substituição dos combustíveis fósseis. Vamos torcer para que esse projeto avance.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.