Menino de 15 anos inventa carregador de bateria acoplado ao tênis [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Menino de 15 anos inventa carregador de bateria acoplado ao tênis [vídeo]

A competição mal começou, mas o estudante filipino Angelo Casimiro, de 15 anos, já é um dos destaques da Google Science Fair deste ano. Isso porque o jovem inscreveu no evento um projeto que consiste em um método de usar a energia dos seus passos para carregar dispositivos eletrônicos, como celulares.

No vídeo de apresentação, Casimiro fala que uma fonte simples de luz em um país pobre já é grande coisa, o que o motivou a fazer o projeto. Fã de robótica, fontes de energia e alto-falantes em geral, ele bolou um "tênis inteligente" que produz e armazena energia de acordo com o número de passos que você dá por dia.

O segredo do tênis está na chamada piezoeletricidade, que é a criação de tensão elétrica por pressão exercida em cristais. Essa energia é armazenada em um gerador que é anexado ao calçado, assim como dois pares de discos contendo os cristais. O objeto pode ser conectado via USB ao aparelho a ser carregado posteriormente.

Até agora, ele conseguiu carregar uma bateria de 400 mAh após oito horas de caminhada e garantir 10 minutos de uso de celular depois de uma partida de basquete. O projeto é aberto para estudantes de 13 a 18 anos e terá os finalistas divulgados em 6 de agosto de 2014.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.