Projeto-conceito mostra estradas capazes de conduzir internet e energia

1 min de leitura
Imagem de: Projeto-conceito mostra estradas capazes de conduzir internet e energia

Tudo bem que é mais um projeto-conceito, daqueles que provavelmente nunca sairão dos papéis, mas é uma ótima ideia fazer com que estradas sejam adaptadas para se tornarem via de transmissão de internet em alta velocidade e energia limpa.

Cientistas dos Estados Unidos estão pesquisando um jeito de transformar as estradas em grandes painéis para captação de energia solar e, desta forma, produzir energia para ser consumida tal qual a energia elétrica como temos atualmente.

Além disso, se fosse utilizada indução magnética, a energia produzida pelas estradas poderia substituir quaisquer outros combustíveis usados nos carros, alcançando de vez o ideal de carro elétrico com bateria de longa duração.

Internet e energia transmitida pelas estradas?Se todas as estradas fossem cobertas por placas de captação de energia solar, elas sozinhas seriam capazes de produzir três vezes mais energia do que demanda todo o planeta Terra. Seria energia mais barata e limpa, sem danificar o meio ambiente, para todo o mundo.

Além disso, as estradas não seriam apenas os “fios condutores” de energia elétrica, mas também de internet em alta velocidade, televisão a cabo e qualquer outra forma de comunicação que surja em nosso planeta. Isto poderia acabar também com os fios de luz e telefone que se espalham pelas cidades do mundo.

As estradas seriam grandes painéis de LCD, por meio dos quais se poderia emitir mensagens, além de iluminar a própria estrada, dispensando o uso de holofotes externos e também de tinta para pintar as faixas divisórias nas pistas.

O grande desafio encontrado pelos cientistas para levar este projeto para as ruas (literalmente) é elaborar uma placa que seja resistente ao peso e ao tráfego de diversos veículos. Mas se as pesquisas continuarem avançando no ritmo atual, é provável que em relativamente pouco tempo se tenha resultados mais palpáveis de estradas do futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.