Mito ou verdade: ligar eletrônicos para tomadas de 110 volts em tomadas de 220 pode estragá-lo?

2 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: ligar eletrônicos para tomadas de 110 volts em tomadas de 220 pode estragá-lo?

Este é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas e, talvez, já possa ter lhe causado problemas. Pois, algumas vezes só se aprende o que acontece depois de já ter passado pela situação. Infelizmente, ligar equipamentos para determinada tensão elétrica (também chamada de voltagem) em outra pode trazer danos sérios ao equipamento.

Aqui vamos explicar o motivo de coisas como: porque precisa mudar a “voltagem” de um aparelho antes de ligar em uma tomada de tensão elétrica diferente, para que servem os transformadores e um pouco do básico sobre aterramento.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.

Os transformadores de qualidade não causam qualquer tipo de desgaste ao aparelho no qual estão ligados e não devem consumir quantidade muito grande de energia para seu funcionamento. Para adquirir um transformador deve-se procurar uma loja de materiais elétricos.

Não ligue aparelhos 110V em tomadas 220V - seus eletrônicos agradecem!

Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V

Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.

Por exemplo, se você ligar uma furadeira, ela terá uma rotação menor do que sua capacidade. Um aparelho de som pode ter seu volume reduzido ou não disponibilizar todas as suas funções.

Aparelhos Bivolt

Existem, ainda, aparelhos que podem ser ajustados para trabalhar com ambas as tensões elétricas. Em alguns casos, eles possuem uma “chave” que deve ser posicionada conforme a tensão do local e outros que se ajustam automaticamente.

Uma chave para trocar a tensão pode ser facilmente localizada. No caso de o aparelho ajustar-se automaticamente, é necessário consultar o manual do fabricante para saber se esta opção é disponível.

Aparelhos bivolt podem funcionar com ambas as tensões elétricas

Aparelhos 220V são mais econômicos do que aparelhos 110V?

Essa crença levou muitas pessoas a trocarem aparelhos 110V por 220V. Mas isto é verdade? Os aparelhos de 220V dissipam uma menor quantidade de energia do que os de 110V, o que consequentemente leva a um aproveitamento de energia maior e corrente (medida) menor.

Porém, segundo cálculos, esta economia varia entre 2% e 6% e depende muito da situação, pois existem fatores menores que também devem ser levados em consideração como o tipo da instalação elétrica da casa (monofásica, bifásica ou trifásica), comprimento da fiação, etc. Também vale lembrar que a conversão para 220V vai pedir a troca do disjuntor.

Aterramento

O aterramento serve para prevenir danos nos aparelhos, caso haja uma descarga elétrica, e também previne o usuário de determinado equipamento contra possíveis choques. O aterramento apropriado é aquele no qual há um fio que é ligado a uma barra (ou malha) de ferro, localizada diretamente dentro da terra (é daí que vem o nome, inclusive).

O fio terra possui o que se chama de potencial de zero volt absoluto, pois a terra é uma fonte inesgotável de elétrons e o seu potencial não pode ser alterado. O excesso de tensão é enviado para a terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.

Muitas vezes, é utilizado o fio neutro da rede para conectar o fio terra de determinados aparelhos. Embora, ele seja um fio aterrado pela companhia de distribuição, ele não oferece uma opção de aterramento apropriada, servindo apenas para evitar choques.

Tomada com aterramento adequado

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.