5 ideias incríveis para gerar energia elétrica limpa nas estradas

2 min de leitura
Imagem de: 5 ideias incríveis para gerar energia elétrica limpa nas estradas

As grandes estradas podem parecer dedicadas apenas à geração de fumaça e poluição, mas é preciso saber que existe muito mais do que isso nas rodovias. Hoje já existem muitos conceitos e ideias que tentam levar tecnologias de geração de energia para esses locais — seja por meio de captação solar ou por grandes cata-ventos de geração eólica.

Confira agora mesmo algumas das ideias mais legais que podem ser desenvolvidas nas próximas décadas e que podem servir como um exemplo para o mundo todo. Será que os conceitos mostrados aqui ainda podem ser vistos no Brasil em um futuro não muito distante?

1. Solar Bike Lane (Coreia do Sul)

Uma estrada bastante movimentada pode ser perigosa para os ciclistas que a utilizam, mas isso não será mais tão verdadeiro quando os conceitos da Coreia do Sul forem colocados em prática. Isso porque entre as pistas para carros e para bicicletas existe uma divisória bem grande e repleta de captadores de energia solar. É claro que isso ainda está muito longe de ser possível, principalmente pelos custos envolvidos, mas, mesmo assim, trata-se de um conceito bem interessante.

2. Ponte de energia eólica (Itália)

Gerar energia e embelezar ambientes pode ser algo bem interessante, e é exatamente isso o que o conceito de pontes de energia eólica discute. Como você pode ver neste conceito, trata-se de uma enorme ponte dotada de vários cata-ventos de geração energética. O sistema ainda conta com alguns captadores de energia solar para fazer com que o máximo de energia possa ser gerado no local.

3. Starry Night (Holanda)

Na Holanda, uma ciclovia dedicada a ligar alguns dos pontos históricos que mais incentivaram Van Gogh é uma verdadeira obra de arte. A Starry Night utiliza LEDs abastecidos por energia solar capturada durante o dia para fazer com que os caminhos se tornem obras belíssimas e interativas.

4. Solar Road (França)

O governo francês decidiu investir em energia solar e fez isso com bastante empenho. Para isso, anunciou que iria realizar a construção de uma estrada de 960 quilômetros com muitos captadores de energia solar dispostos pelas vias — fazendo com que 5 milhões de pessoas (8% da população) possam ter suas casas abastecidas com energia limpa e renovável. Um dos grandes trunfos do projetos está nas células fotovoltaicas mais resistentes do que as normais.

5. Barreira sonora (Holanda)

Outra ideia bem legal que vem da Holanda está nas barreiras de geração solar que ainda servem para bloquear a poluição sonora. O sistema SONOB foi imaginado para ficar às margens de estradas movimentadas, fazendo com que o barulho das rodovias não seja percebido tão sem filtros pelos residentes de áreas próximas. Também há a ideia de fazer com que a energia gerada nos painéis seja levada para as comunidades diretamente envolvidas.

.......

Qual é a melhor solução para a geração de energia limpa? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.