Invenção permite que uniformes de soldados gerem energia

1 min de leitura
Imagem de: Invenção permite que uniformes de soldados gerem energia

Exemplo de roupas que geram energia

Fonte da imagem: EPSRC

Integrantes do Conselho de Pesquisas de Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC) da Universidade de Glasgow desenvolveram uma roupa especial para os soldados que precisam utilizar vestimentas pesadas e quentes sob o sol escaldante durante o trabalho.

A ideia do projeto Solar Soldier é fabricar peças feitas com tecido fotoelétrico, ou fotovoltaico, que absorvem as radiações solares e a transformam em fonte de energia para o funcionamento das ferramentas carregadas por eles.

Esta invenção possibilita que a quantidade de baterias que os soldados precisam utilizar seja diminuída, pois elas são compensadas pela geração de energia por meio da roupa especial. Desta forma, por mais que a roupa não seja significativamente mais leve, a diferença de peso resultada pela utilização desta vestimenta ainda representa uma grande vantagem.

Quando usada à noite, a roupa substitui o sol pelo calor do corpo. Segundo os desenvolvedores, isso permite que os soldados se camuflem melhor quando o inimigo utilizar câmeras equipadas com infravermelho, que se baseiam na temperatura do corpo para localizar possíveis ameaças.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.