7 carros do futuro movidos apenas a energia solar

4 min de leitura
Imagem de: 7 carros do futuro movidos apenas a energia solar

Enquanto muitas pessoas estão imaginando como vai ser a vida com carros do futuro movidos a energia elétrica – ou mesmo dirigidos automaticamente –, outras pessoas já trabalham há tempos em veículos que abandonam o combustível comum por completo. E qual fonte de energia eles usam, nesse caso? O Sol, obviamente.

Apesar de não serem nem de longe um número tão grande quanto os conceitos de outros veículos pelo mercado, protótipos desse tipo de carro vêm surgindo em quantidades cada vez maiores. Muitos deles, vale notar, chegam a competir no World Solar Challenge, focado apenas na criação de veículos solares, segundo o site Inhabitat. Confira logo abaixo alguns dos mais interessantes:

1 - Nuna 8

O Nuna 8 é provavelmente o veículo movido a energia solar mais bem-sucedido dos últimos tempos. Apenas tente não estranhar demais seu visual: feito pela equipe vencedora dos cinco últimos torneios World Solar Challenge, o Nuna 8 traz um design curioso, composto de um enorme painel solar curvado com uma pequena cabine em um dos cantos.

Não se deixe enganar pelo visual, no entanto, pois este carro é bastante eficiente. Ele foi capaz de participar de uma corrida de 3 mil quilômetros no percurso que liga as cidades Darwin a Adeleide, na Austrália, movendo-se a uma média entre 95 e 100 km/h e vencendo a disputa.

2 - Xof1

Tão surpreendente quanto o projeto acima é o Xof1. O veículo, de início, pode não parecer incrível – afinal, ele lembra apenas mais um carro coberto de um gigantesco painel solar –, mas o projeto merece destaque por quebrar recordes de maior distância percorrida por um veículo solar, em 2008.

A marca pode até ter sido superada atualmente, mas o mais impressionante do carro não é isso: ele foi feito apenas por um homem. O carro, projetado pelo designer Marcelo da Luz, exigiu um investimento de aproximadamente meio milhão de dólares, o que mostra bem o que algumas pessoas estão dispostas a gastar para tentar nos aproximar do futuro.

3- CUER

Enquanto alguns veículos tentam competir para serem os mais velozes ou com maior autonomia de direção, o CUER (sigla para Cambridge University Eco Racing) tenta buscar um maior equilíbrio entre um carro de corrida eficiente com um design mais atraente.

O resultado disso é o curioso veículo da imagem acima, que possui um formato de “gota” – forma escolhida para garantir máxima aerodinâmica. Não limitando-se a isso, a equipe criadora do CUER apostou em uma tecnologia curiosa de captação solar, contando com painéis que seguem as fontes de luz para funcionar.

4 - Ford C-Max Solar Energi

Nem todos os carros solares precisam parecer uma enorme nave espacial ou um protótipo de testes da NASA. O Ford C-Max Solar Energi é um exemplo perfeito disso: como você pode conferir pela imagem acima, ele poderia muito bem passar por um carro qualquer – a não ser, é claro, pela presença de alguns painéis solares por todo o teto do veículo.

Se só esse aspecto já torna o carro bastante promissor, vale trazer ainda mais boas notícias. O fato é que, desde a revelação do veículo no Detroit Auto Show 2014, a Ford tem levado o C-Max Solar Energi para dar algumas voltas pelas pistas comuns; logo, não seria surpresa ver a companhia apresentar um carro autônomo de verdade no futuro.

5 - Immortus

Um dos predecessores do carro usado por Will Smith em “Eu Robô”? Pode até parecer, mas esse não é o caso. Esse veículo é, na verdade, um modelo projetado pela fabricante EVX Adventures e tem como objetivo justamente oferecer um carro que seja eficiente e completamente movido pela luz do Sol, mas que também seja algo bonito para os olhos (o que, convenhamos, não é o caso com os dois primeiros da lista).

O único problema para quem se interessar por um desses, entretanto, é o preço. Como você já deve imaginar pelo visual estiloso do carro, ele custa tanto quanto os melhores carros exóticos do mercado: módicos US$ 370 mil – o equivalente a 1,3 milhão de reais.

6 - Audi TT

Está aqui uma prova de que veículos solares não precisam necessariamente ser carros construídos do zero. Antes que você pense que a Audi está fabricando carros modificados, é bom deixar bem claro que não é esse o caso: o que você confere na imagem acima é, na verdade, um simples projeto feito por um grupo de estudantes da Georgia Tech, que mostrou que um veículo comum também pode se tornar um carro solar, com algum trabalho.

7 - Stella Lux

Por último, mas não menos importante, temos o Stella Lux, um veículo que promete ser o carro solar “família” do futuro. Com um visual bem mais parecido com o que você provavelmente imagina para um carro dos filmes de ficção científica, este é um veículo que impressiona por sua eficiência em coletar energia solar: ele consegue absorver mais luz do que utiliza para se deslocar, permitindo que você o use para recarregar outros aparelhos.

Agora, junte isso a um dos poucos veículos do gênero com espaço para comportar até quatro pessoas (de algum jeito). Assim, você provavelmente tem um veículo perfeito para viagens em família, já que ninguém corre risco de ficar sem bateria do celular.

.....

Gostou dos veículos? Pois saiba que os itens dessa lista são apenas alguns dos mais interessantes por aí, mas há muitos outros participando de competições e surgindo em demonstrações pelo mundo afora. Confira, por exemplo, o vídeo abaixo, com alguns dos participantes do World Solar Challenge 2015:

Você acha que a energia solar vai ser importante para a tecnologia do futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.