Designer cria headphone que recarrega celulares com energia solar

1 min de leitura
Imagem de: Designer cria headphone que recarrega celulares com energia solar

(Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

Andrew Anderson, um designer de Glasgow, na Inglaterra, criou um projeto no Kickstarter para lançar headphones capazes de abastecer dispositivos móveis por meio da luz do sol. O protótipo do fone OnBeat tem uma célula flexível de energia solar na sua alça e tem previsão de início das vendas para o começo de 2014.

Localizado na tira superior do fone, o pequeno painel solar possui capacidade de carga de 0,55 watt, que é armazenada em duas pequenas baterias de lítio ocultas na região próxima aos ouvidos. A energia guardada é então utilizada para recarregar o dispositivo conectado enquanto as músicas tocam.

O aparelho precisa de um investimento de cerca de £ 200 mil (aproximadamente R$ 678 mil) para ter sua produção iniciada, e o desenvolvedor afirmou estar trabalhando no design e no protótipo. “Nós precisamos melhorar os headphones. As pessoas querem saber sobre o cancelamento de ruídos”, disse Anderson à BBC.

A força dos movimentos

(Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

Outro exemplo da popularidade da ideia de fontes renováveis de força para recarregar dispositivos móveis é o SolePower, outro projeto do Kickstarter que consiste em uma sola de sapato que converte a energia gasta para caminhar em carga para baterias. Segundo os desenvolvedores, uma caminhada de 4 a 8 quilômetros é o suficiente para recarregar um iPhone.

“Nós desenvolvemos um protótipo que acendia luzes em sapatos para que estudantes pudessem ver onde estavam pisando e os carros conseguissem enxergá-los. Rapidamente percebemos que o conceito de geração de energia era mais universal do que pequenas luzes”, afirmam os criadores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.