Vírus é encontrado em computador de usina nuclear na Coreia do Sul

1 min de leitura
Imagem de: Vírus é encontrado em computador de usina nuclear na Coreia do Sul

As usinas de energia nuclear são eficientes, mas oferecem sérios riscos caso algo saia do controle. E algo assim quase aconteceu na Coréia do Sul: um vírus foi encontrado em um dos computadores do centro de controle de uma das usinas do país.

A praga foi considerada de baixo risco, mas despertou a atenção das autoridades. Já imaginou se um hacker mal-intencionado consegue ter o controle sobre uma usina nuclear?

Como medidas de segurança, a Korea Hydro & Nuclear Power Co Ltd. Afirmou que pretende incrementar a segurança contratando mais experts de IT. A notícia do vírus chega apenas uma semana após a operadora de energia nuclear do país ter sido vítima de ataque por parte de hackers.

Pendrive contaminado

De acordo com o ministro de energia da Coreia do Sul, Yoon Sang-jick, possivelmente a praga foi parar em um computador da usina por meio de um pendrive “ilegal” que alguém levou para dentro.

Além disso, Sang-jick declarou que o sistema de controle da usina não tem conexão com o mundo externo. Entretanto, essa versão da história não foi muito bem aceita por todos e alguns acreditam que os dois eventos podem sim ter ligação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.