Estados Unidos inauguram a primeira usina movida a ondas do mar

1 min de leitura
Imagem de: Estados Unidos inauguram a primeira usina movida a ondas do mar

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Quando ouvimos falar em energia limpa, logo nos lembramos da energia solar e da energia eólica. Mas, além do calor do nosso Astro-Rei e da força dos ventos, existem alternativas viáveis aos combustíveis fósseis que ainda não foram muito bem aproveitadas. Um bom exemplo disso é o mar — mais especificamente, as ondas.

Os Estados Unidos estão inaugurando um projeto no Maine, o TidGen Cobscook Bay Project, que é o primeiro projeto comercial desse tipo a ser implantado no país. As turbinas serão posicionadas entre 10 e 30 metros de profundidade, aproveitando os 100 bilhões de toneladas de água que circulam todos os dias na baía de Cobscook.

Quando finalmente entrar em funcionamento, o equipamento será conectado à rede de eletricidade local e deve alimentar cerca de 100 residências. O objetivo do projeto no futuro é instalar mais turbinas para ampliar ainda mais a captação de energia das ondas, chegando a atingir até 3 megawatts de força, o que será suficiente para iluminar mais de mil residências.

Fonte: Departamento de Energia dos Estados Unidos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.