Nike cria tênis para melhorar vida de pessoas com deficiência física

1 min de leitura
Imagem de: Nike cria tênis para melhorar vida de pessoas com deficiência física

O último tênis da Nike é visualmente moderno como qualquer outro modelo da marca. Contudo, ele possui um diferencial bastante interessante para um grupo de pessoas em específico. O Zoom Soldier 8 Flyease foi desenvolvido para pessoas com deficiência física dos mais diversos tipos, com o objetivo de facilitar algo que para grande parte de nós é tão básico que nem sequer pensamos sobre o assunto: colocar os tênis diariamente.

Esse modelo de tênis possui um zíper que envolve os pés do usuário sem qualquer necessidade de cadarços, permitindo que o tênis seja colocado ou retirado dos pés com uma só mão. Com a maior facilidade, só é necessário deslizar os pés para que o Zoom Soldier 8 Flyease seja removido.

A tecnologia foi desenvolvida por Tobie Hatfield há poucos anos, quando ele teve contato com o jovem Matthew Walzer, um adolescente que sofre de paralisia cerebral. A condição de Walzer faz com os seus músculos fiquem fracos e rígidos, impedindo mobilidade. Walzer estava preocupado em ter que entrar na Universidade e não poder contar com a ajuda dos pais diariamente para amarrar os seus cadarços; por isso, pediu ajuda à Nike.

De acordo com a Nike, esse tipo de calçado tornará a vida de pessoas com dificuldades um tanto mais fácil e simples, incluindo amputados, vítimas de derrame e portadores de Mal de Parkinson.

Como Matthew é um fã apaixonado de basquete, Hatfield quis desenvolver um modelo que lembrasse os tênis destinados a esses atletas. Assim, o Zoom Soldier 8 Flyease foi criado, possibilitando que não só Matthew mas muitos outros com deficiência física dos mais variados tipos possam se beneficiar dessa tecnologia.

Hatfield e outros designers da Nike trabalharam com Walzer durante três anos, enviando ao garoto protótipos dos tênis que eram desenvolvidos até chegarem ao design final do Zoom Soldier 8 Flyease. Hatfield diz que o modelo não é perfeito, mas que está adequado e que aperfeiçoamentos serão feitos no futuro – o importante foi colocar o calçado nas prateleiras para que as pessoas com deficiências possam utilizá-lo o quanto antes.

O Zoom Soldier 8 Flyease só pode ser adquirido no site da Nike e será vendido em quantidades limitadas. Você conhece modelos de tênis que sejam inovadores? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.