Parceria entre Mozilla e Yahoo afeta domínio da Google sobre as buscas

1 min de leitura
Imagem de: Parceria entre Mozilla e Yahoo afeta domínio da Google sobre as buscas
Imagem: Add Nectar

A Google vem dominando o mercado de pesquisas na internet com mãos de ferro há tanto tempo que fica até difícil imaginar que isso possa mudar algum dia. No entanto, um acordo fechado recentemente pela Mozilla e para colocar Yahoo como o mecanismo padrão de busca no Firefox parece ter afetado – ainda que ligeiramente – a predominância a empresa de Larry Page e Sergey Brin.

De acordo com informações do Bloomberg, a fatia de mercado do Yahoo nos Estados Unidos subiu de 7,4% em dezembro de 2013 para 10,4% no mesmo mês do ano passado, enquanto a da Google caiu de 79,3% para 75,2% no mesmo período. Embora a gigante das buscas continue com um forte domínio sobre o setor em que se originou, o ocorrido foi a maior queda sofrida pela companhia desde 2009.

Boatos recentes indicam que a Apple também vem considerando abandonar o Google como o buscador padrão no Safari do iOS e que a Maçã estaria conversando com o Yahoo e a Microsoft sobre o assunto. Ainda que a empresa de Mountain View perdesse também a predominância nos iPhones e iPads, isso não acabaria completamente com seu domínio no mercado – mas certamente seria um duro golpe.

Revertendo o jogo

O ganho de mercado é uma ótima notícia para o Yahoo, especialmente em um momento em que sua CEO Marissa Mayer vem buscando mais parcerias que poderiam incrementar o tráfego e a receita da companhia. Ainda assim, o aumento atual pode ser o único benefício vindo da parceria com a Mozilla, que vem enfrentando dificuldades para manter o Firefox competitivo.

Segundo o especialista Danny Sullivan, é provável que esse seja o maior dano que gigante das buscas vai sofrer por conta do navegador rival. “A menos que o Firefox subitamente aumente sua fatia de mercado, todo mundo que provavelmente poderia sofrer a mudança agora já foi. E a Google também pode conseguir recuperar essa pequena percentagem que perdeu”, pontua.

E você, acha que é hora da Apple agir para balançar um pouco mais a dona do Android? Acredita que a empresa de Page e Brin vai reverter a situação? Deixe suas previsões nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.