Silicon Valley Day: evento em São Paulo reúne startups de sucesso

3 min de leitura
Imagem de: Silicon Valley Day: evento em São Paulo reúne startups de sucesso

(Fonte da imagem: Silicon Valley Day)

O auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), localizado em São Paulo capital, ficou lotado durante a noite da última quinta-feira (10). Representantes de sete startups tecnológicas de sucesso internacional – Zendesk, Prezi, 99designs, Staples, SurveyMonkey, Eventioz e HootSuite – se reuniram para dar vida à segunda edição do Silicon Valley Day, evento que visa discutir empreendedorismo, inovação e evolução do mercado brasileiro.

Como seu próprio nome sugere, o congresso foca em trazer um pouco da cultura do Vale do Silício (nome dado à região da Califórnia que abriga empresas famosas do ramo de tecnologia) para a cidade de São Paulo, de forma a fomentar o interesse pelo empreendedorismo no território nacional e dividir com os espectadores algumas estratégias tomadas por empresas que podem ser considerados verdadeiros “cases de sucesso” do empreendedorismo na era digital.

Evento reuniu representantes de sete startups de sucesso (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A voz da experiência

A abertura ficou a cargo de Carlos Krokon, diretor executivo da Qualcomm Ventures, que contou um pouco da história do Vale do Silício e apontou algumas características únicas da cultural local. Em seguida, o público pôde assistir ao painel “A Voz do Cliente”, que contou com a participação de João Olivério (country manager da Zendesk), Rodolfo Ohl (country manager da SurveyMonkey), Paola Louzada (corporate account manager da Hootsuite) e Pedro Avelino (sales manager do Eventioz).

Durante mais de quarenta minutos, os executivos debateram sobre a carreira de suas empresas, dificuldades em trabalhar multinacionalmente e como lidam com a concorrência dentro de seu segmento. Por fim, os representantes também comentaram sobre novas formas de monetização de produtos e serviços da web – momento em que Avelino surpreendeu os presentes ao revelar que a renda da Eventioz vem basicamente de apenas 20% dos eventos organizados pela plataforma, que são pagos. Os outros 80% são gratuitos e não geram nenhum centavo para a companhia.

Quarenta minutos depois, o palco foi tomado por Roclo Medina (regional manager da Prezi), Dan Strougo (country manager da 99designs) e Leo Piccioli (managing diretor LATAM da Staples). Sob mediação de Marcio Arnecke (gerente de marketing LATAM da Zendesk), os convidados debateram sobre temas diversos e responderam algumas perguntas do público, que se mostrou bastante interessado em participar do debate e aprender mais sobre empreendedorismo com quem mais entende assunto.

Rocío Medina (esq.) e Leo Piccioli (dir.) durante o Silicon Valley Day 2014 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Conheça as companhias

Por vezes referida de forma humorística como “call center do bem”, a Zendesk é uma companhia especializada em oferecer soluções para atendimento ao cliente baseadas na nuvem. A companhia conta com pelo menos 40 mil clientes ao redor do mundo inteiro e, junto com a SurveyMonkey (que oferece serviços de pesquisas que podem ser embutidas em websites), é a grande organizadora do Silicon Valley Day.

Já a Prezi é considerada uma verdadeira rival do Office PowerPoint – a startup oferece um software online através do qual você pode criar apresentações de slides e compartilhá-los com amigos, familiares e grupos de trabalho. A 99designs, por sua vez, atua como uma espécie de “marketplace” de designers: um cliente publica um projeto no site e recebe propostas de centenas de profissionais ao mesmo tempo, escolhendo aquele trabalho que mais lhe agradar.

A HootSuite é conhecida por quem atua no campo das mídias sociais: trata-se de uma plataforma de gerenciamento de perfis de redes famosas (Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+) com uma série de funcionalidades voltadas para profissionais do segmento.

Por fim, a Staples é uma rede multinacional de lojas que comercializa produtos de papelaria e materiais de escritório. Com 28 anos de atuação e presença em 26 países, a companhia atua exclusivamente pela internet, vendendo itens através de seu site oficial. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.