5 startups para você ficar de olho

4 min de leitura
Imagem de: 5 startups para você ficar de olho

Faturar milhões de dólares anualmente, quem não quer? Pois é, ao longo do ano, milhares de empresas recém-criadas procuram expor suas ideias e conceitos revolucionários (ou não) para conquistar um lugar entre as grandes companhias que habitam as posições mais altas no ranking do mercado tecnológico.

Empresas tecnológicas que começaram do zero como Facebook e Instagram hoje movimentam um mercado bilionário. É inevitável que, enquanto algumas companhias crescem e aparecem para o mundo, a grande maioria permaneça no anonimato.

Separamos algumas startups que prometem movimentar ainda mais o mercado tecnológico com seus conceitos e inovações. Confira!

Coin

O que é?

Sabe aquela pilha de cartões de crédito que fica espremida na sua carteira? Pois bem, a Coin, startup californiana, promete aliviar o peso do seu bolso. Em fase de pré-venda e com previsão de lançamento para o verão norte-americano de 2014, o seu primeiro produto é um dispositivo no formato de cartão de crédito capaz de armazenar digitalmente as informações de até oito cartões de qualquer tipo.

O usuário vai poder escolher qual cartão deseja utilizar a partir de um botão circular disponível em um dos lados. O Coin poderá ser lido em qualquer caixa eletrônico ou máquina de cartão.

Por que você vai ouvir falar no futuro?

A possibilidade de ter até oito contas cadastradas em um só cartão é algo realmente útil para qualquer pessoa. Apesar do preço cobrado pela Coin de US$ 50 (cerca de R$ 122 reais, de acordo com a cotação atual), a ideia pode tornar-se uma nova tendência de mercado. Por que nunca pensamos nisso antes, né?

(Fonte da imagem: Reprodução/Venturebeat)

Fieldoo

O que é?

Qual esporte possui mais de 250 milhões de jogadores ao redor do mundo? Sim, a modalidade de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar movimenta anualmente quantias exorbitantes. Com tantos jogadores habilidosos vivendo no anonimato – especialmente no Brasil – uma ferramenta social para ajudar as promessas de ouro é realmente necessária.

Levemente inspirados pelo LinkedIn, os eslovenos da Fieldoo apresentam um site disponível em português que permite a interação entre clubes, agentes e craques.

Por que você vai ouvir falar no futuro?

A rede de carreira futebolística deve causar grandes reviravoltas no mercado do futebol. Ajudando os jogadores que valem ouro, ele pode tornar-se uma das principais ferramentas de negócio do esporte número 1 do mundo.

NearBytes

O que é?

A startup brasileira Kinetics desenvolveu uma tecnologia que até parece coisa de filme. A ideia do NearBytes possibilita a transferência de dados por proximidade através do som. Não, você não leu errado. A ferramenta utiliza um aplicativo que serve para codificar os dados que precisam ser compartilhados no formato de ondas sonoras de alta frequência.

Mesmo em ambientes com ruídos elevados, as informações não são distorcidas, exigindo que os dispositivos estejam a 10 centímetros de distância. Por meio dessa tecnologia, você poderá abrir portas com o celular, ligar lâmpadas, realizar pagamentos, e outras funções.

Por que você vai ouvir falar no futuro?

A ferramenta de comunicação de dados promete ser mais eficaz do que o Bluetooth e WiFi, já que todos os smartphones e tablets da atualidade possuem alto-falantes, possibilitando a transferência de arquivos sem restrição.

(Fonte da imagem: Reprodução/Venturebeat)

ShareDesk

 O que é?

Se você precisa de um local de trabalho para passar algumas horas ou dias, o ShareDesk vai ajudá-lo, mostrando as opções atuais disponíveis e com termos bem flexíveis, sem o burocrático processo de contratação. Além disso, você pode ganhar dinheiro disponibilizando o seu espaço e promovendo uma cultura de trabalho colaborativa.

Mesmo com o site em inglês, locais na cidade de São Paulo já estão disponíveis para locação, além de outras regiões fora do Brasil como Atlanta, Barcelona, Nova York, Boston, Seattle, Toronto, San Francisco, entre outras.

Por que você vai ouvir falar no futuro?

A startup canadense veio para facilitar a vida de quem precisa de um ambiente de trabalho temporário. Além do mais, as empresas podem rentabilizar o espaço no escritório que não vem sendo utilizado, atraindo novos talentos para o local.

ProDeaf

 O que é?

Mais uma empresa brasileira na lista. A ProDeaf desenvolveu um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com a finalidade de facilitar a comunicação entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva.

O aplicativo repassa qualquer texto ou fala em português para uma representação virtual de uma pessoa, que irá mostrar todos os gestos referentes ao conteúdo dito ou escrito. Você ainda pode procurar palavras específicas para saber como ela é transmitida em Libras.

Por que você vai ouvir falar no futuro?

Através do brilhante software, a ProDeaf oferece mais acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva, facilitando e promovendo a integração social. A tecnologia mostra mais uma vez que pode nos ajudar a lidar com problemas sociais que em muitos casos não podemos evitar ou controlar.

Startups relevantes

É claro que faltaram muitos nomes para complementar essa extensa lista composta por empresas promissoras e novas ideias. A relevância – especialmente para nós brasileiros – foi o principal critério para escolher a dedo essas startups.

E você, acha que alguma outra startup merecia estar nessa lista? Não deixe de comentar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.