Facebook, Google, Apple e mais: tecnologia domina lista de melhores CEOs

2 min de leitura
Imagem de: Facebook, Google, Apple e mais: tecnologia domina lista de melhores CEOs

Mesmo que o CEO não seja o responsável por cada uma das decisões tomadas pela sua empresa – ainda mais no caso de verdadeiros impérios dos negócios –, é inegável que as pessoas nessa posição costumam ser figuras de referência para o mercado e para os empregados. Assim, não é de se estranhar que a lista anual do Glassdoor indicando os melhores entre esses executivos seja bastante esperada. O destaque, em 2016, fica com o setor de tecnologia, que emplacou sete nomes no Top 10 da compilação.

Bem tradicional, o levantamento feito pelo site de avaliação de empresas leva em consideração a opinião dos funcionários para indicar o nível de aprovação dos CEOs – se baseando em itens como liderança, respeito e efeito sobre o clima no trabalho, entre outros. Em 2015, o profissional mais bem cotado nesses quesitos foi Larry Page, que na ocasião era o chefão da Google. Este ano, Sundar Pichai, que assumiu o lugar de Page, colocou a chefia da Gigante das Buscas em 7º lugar – uma posição de respeito para seu ano de estreia na vaga.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Top 10 dos CEOs mais bem avaliados.

Embora a primeira posição tenha ficado com Bob Bechek, da Bain & Company – uma firma especializada em consultoria corporativa –, foi realmente a tecnologia quem chamou atenção do mercado no último período. Além de Pichai, a listagem trouxe entre os dez primeiros lugares: Scott Scherr (2º), da Ultimate Software; Mark Zuckerberg (4º), do Facebook; Jeff Weiner (5º), do LinkedIn; Marc Benioff (6º), da Salesforce; Tim Cook (8º), da Apple; e Jim Whitehurst (10º), da Red Hat.

Aos olhos de seus empregados, o comprometimento desses executivos foi tão alto – e sua influência tão importante para a companhia – que rendeu notas de aprovação entre 96% e 99%. Um dos que mais galgou posições na lista foi o CEO da Empresa da Maçã, que, substituindo o lendário Steve Jobs, começou sua jornada no 18º lugar (2013 e 2014), entrou no Top 10 em 2015 e finalmente se aproxima dos principais competidores este ano, indicando que tem competência o bastante para manter a Apple nos trilhos.

Um dos que mais galgou posições na lista foi o CEO da Empresa da Maçã

Ainda no tema de tecnologia, outros nomes importantes da indústria marcam presença na listagem mais atual do Glassdoor, como Shantanu Narayen (20º), da Adobe, Dara Khosrowshahi (21º), da Expedia e Jen-Hsun Huang (37º), da NVIDIA – com esse último tendo boas perspectivas de subir muito em 2017, graças ao sucesso inevitável das recém-anunciadas GeForce GTX 1070 e 1080. Para conferir o artigo completo e detalhes dos CEOs – apenas em inglês –, basta acessar este link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.