10 bons motivos para participar de um 'hackathon'

4 min de leitura
Imagem de: 10 bons motivos para participar de um 'hackathon'
Imagem: central press
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você sabe o que é um hackathon? Se a gente destrinchar o nome, dá para dizer que é uma “maratona hacker”, mas a maioria delas não envolve nenhuma corrida para ver quem quebra um sistema de segurança virtual mais rápido. Na verdade, elas normalmente são eventos focados em construir novas soluções tecnológicas para algum segmento que está carente de inovação. Aí, algumas pessoas criam temas, convidam estudantes de várias áreas para montar equipes e, em seguida, fazerem alguma coisa interessante em um determinado espaço de tempo.

Pode parecer algo cansativo de início, mas, na verdade, é uma grande oportunidade profissional. Você pode mostrar suas habilidades e criatividade para grandes empresas que, no fim das contas, podem acabar contratando você ou utilizando seus serviços de alguma forma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por conta disso, a coordenadora do laboratório de varejo da Universidade Positivo, Fabíola Paes, resolveu elencar 10 bons motivos que podem incentivar você a participar de uma hackathon. Ela já fez isso e venceu uma competição da Lóreal no início deste ano e, como prêmio, visitou o Vale do Silício, nos EUA. Confira agora o que ela tem a dizer em favor das hackathons.

1 – Respirar tecnologia

Não pense que um evento como esse é apenas para programadores. Quanto mais heterogênea a equipe, mais criativos e inovadores serão os projetos desenvolvidos. Por isso, se você é da área de Direito, Artes, Comunicação, Pedagogia, ou qualquer outra área, esta é a oportunidade para entender um pouco mais sobre tecnologia. E isso vai fazer muita diferença na sua carreira, uma vez que o mundo está se tornando digital.

Quanto mais heterogênea a equipe, mais criativos e inovadores serão os projetos desenvolvidos. 

2 – Aprender com inovação aberta

A inovação não está mais restrita aos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. As organizações estão abrindo os olhos para as soluções geradas pela comunidade, mercado e academia. Um hackathon é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem esse processo.

3 – Networking

Você é o tipo de pessoa que só se relaciona com colegas de profissão? Está na hora de conhecer profissionais de outras áreas, de outros lugares e entender que existe muito mais coisas em comum entre vocês do que você imagina. Na vida profissional, o networking responde por mais de 30% do sucesso.

Na vida profissional, o networking responde por mais de 30% do sucesso

4 – Aprender a trabalhar em equipe

Quando você sai da faculdade, não tem mais a opção de escolher com quem vai trabalhar. Um hackathon simula a realidade das empresas, onde profissionais de áreas complementares se unem para a realização de um mesmo projeto. Você tem duas alternativas: ou aceita a equipe e tenta dar o melhor de si para, juntos, alcançarem o melhor resultado, ou está fora.

5 – Premiação

Eu, Fabíola, fui premiada com uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e mais R$ 100 mil, para a implementação de um projeto. Em quase todos esses eventos, os prêmios vão de viagens internacionais, smartphones, ingressos para shows e eventos a vale compras. Só por isso, já valeria a pena o esforço.

6 – Oportunidade de sair do evento com um negócio pronto e viável

Cada projeto desenvolvido em hackathon é uma startup pronta para ir ao mercado. Sabe aquelas ocasiões onde “a mágica acontece”? Essa é uma delas. As ideias ganham vida, e os projetos saem do papel de forma incrivelmente fácil. Já pensou em voar com suas próprias asas e empreender no mundo digital?

7 - Aproximação com o mercado

Além de desenvolver startups, o hackathon geralmente atrai profissionais do setor em estudo e investidores ávidos por ideias brilhantes. Essas ideias podem ser as suas.

Investidores ávidos por ideias brilhantes

8 – Superação de desafios

Num hackathon, os participantes são colocados o tempo todo à prova. Devem saber lidar com a pressão do tempo, o sono e os imprevistos. Estes aprendizados valem muito para a vida profissional e quem passar por um hackathon e sair inteiro vai se diferenciar no mercado.

9 – Conhecer outros lugares

Por que não aproveitar para chegar um dia antes e conhecer a cidade? Os hackathons viraram febre em todo o mundo e são excelentes motivos para mais uma viagem.

10 – Diversão

Sim, o hackathon é divertido, pois acontece de forma “gamificada”, num ambiente de descontração, onde os participantes – acredite – nem sentem a hora passar.

Maior hackathon do Brasil

Se você se convenceu que vale a pena participar de uma hackathon com as palavras de Fabíola Paes, dê uma olhada na Hackathon SENDI 2016. Ela é o maior evento do tipo no Brasil e vai acontecer entre 4 e 6 de novembro em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste site. Cada equipe precisa ter cinco integrantes que estão cursando uma graduação ou pós-graduação.

As vagas são limitadas por área de atuação, e o evento terá quatro desafios dos quais as equipes podem participar. Todos os temas serão voltados para o setor de energia. Portanto, se você tem alguma boa ideia para esse segmento, seja em atendimento, distribuição ou qualquer outra possível inovação, vale a pena dar uma olhada nas regras e, quem sabe, se inscrever.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.