Dicas do Gmail: como ver apenas novas mensagens não lidas?

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do Gmail: como ver apenas novas mensagens não lidas?

Se você usa o Gmail – serviço de webmail da gigante de buscas Google – provavelmente já se viu encarando milhares de mensagens na sua caixa de entrada. Como a promessa de Mountain View ao lançar o serviço era “você nunca mais precisará apagar uma mensagem já lida”, muita gente deixou acumular emails.

Menos comum, mais ainda possível, é encontrar entre mensagens antigas uma grande variedade de mensagens não lidas que você nem sabia que existiam. Mesmo com o alerta de novas mensagens presente na lateral, é possível descobrir que algumas mensagens foram ignoradas no passado.

Mensagens não lidas

Marcando mensagens não lidasA opção “Não lidas” encontrada na Barra de ferramentas apenas ativará a caixa de seleção – simultaneamente destacando – os emails que ainda não foram abertos na sua caixa de entrada.

Essa ação não remove as mensagens já conferidas da visualização do Gmail, e mesmo que facilite um pouco descobrir quais mensagens ainda devem ser abertas, nem sempre isso é suficiente.

Para ter um panorama geral de todas as mensagens não lidas existentes na sua caixa de entrada, independente da página em que elas se encontram, será necessário lançar mão de um recurso que é a praia da Google.

Busca avançada

A Google iniciou suas atividades como uma empresa de pesquisa online, e essa característica se mantém presente em todos os outros serviços prestados pela companhia. No Gmail, a pesquisa pode ser feita na web inteira – como se acontecesse a partir do google.com – ou então abranger apenas a conta de email ativa.

Caixa de pesquisa do Gmail

É graças a essa possibilidade de busca limitada que se torna possível delimitar, a partir das características básicas de uma mensagem, a criação de filtros temporários para a exibição de emails.

Marcadores e status

MarcadoresVocê provavelmente  utiliza marcadores para separar mensagens enviadas por colegas de trabalho, familiares ou redes sociais, não é mesmo? Se não faz, comece a pensar nessa possibilidade, mesmo que isso não seja o tema deste artigo.

Os marcadores ( ou “labels” em inglês) facilitam a organização do Gmail, e também permitem que a busca por mensagens seja feita dentro de critérios específicos. No caso desta dica, o critério é separar as mensagens lidas e não lidas que estejam na caixa de entrada.

Da mesma forma, o Gmail oferece uma série de status – estrelas, spam, não lidas, lidas, arquivadas, etc – para as mensagens.  Cada um desses status, assim como marcadores, facilita bastante a busca por mensagens específicas.

Pesquisando

Para isso, basta fazer uma pesquisa dentro do seu Gmail por todas as mensagens existentes na “inbox” (caixa de entrada), digitando – na caixa de busca – “in: inbox” (que significa  “na caixa de entrada” em termos de programação).

in: inbox

Com isso, todas as mensagens que não tenham sido arquivadas ou marcadas como spam serão exibidas como resultado desta busca.

is: unread

Para separar as comunicações já vistas dos emails ainda não lidos o comando a ser usado na pesquisa é o “is: unread” (“é não lida”). Realizando a busca por ele, apenas mensagens que não tenham sido abertas serão exibidas na página de resultados.

Dois em um

Para resolver – finalmente – o problema de encontrar todas as mensagens não lidas da caixa de entrada, o processo é mais simples do que se imagina. Basta escrever, na caixa de pesquisa do Gmail, o comando “is: unread in: inbox” (ou seja, “é não lida e está na caixa de entrada”).

is: unread in: inbox

A página de resultados da busca mostrará, então, apenas as mensagens que correspondam  a ambos os termos de busca, ou seja, mensagens não lidas na caixa de entrada.

.....

GmailVale lembrar que é possível selecionar outros marcadores substituindo o termo “inbox” pelos filtros que você mesmo criou, ou a característica de não lida alterando “unread” por “starred” (estrelada), “read” (lida) e assim por diante.

Ou seja, através da busca e de algumas palavras-chave bastante simples você pode assumir ainda mais controle sobre sua conta do Gmail, e não só “nunca mais apagar um email” como a Google prometeu, mas também encontrar as mensagens com facilidade, mesmo entre vários gigabytes de comunicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.