Seleção de ferramentas para acabar com o spam nosso de cada dia

2 min de leitura
Imagem de: Seleção de ferramentas para acabar com o spam nosso de cada dia

Quem dera único problema causado pelos spams fosse somente o tempo perdido ao verificar mensagens genéricas! Além disso, os spams representam uma das principais fontes de propagação de vírus e malwares, fazem propagandas de produtos esdrúxulos e nunca mostram as fotos daquela “festa do final de semana”.

Antes de acabar com sua paciência, infetar seu sistema com pragas e esgotar o espaço da sua caixa de mensagens, elimine o mal pela raiz. O Baixaki preparou uma lista de programas, dicas e serviços que extinguem os spams do seu email. Quebre esta corrente e receba dezenas de mensagens indesejadas todos os dias!

Remediar, uma ótima opção

Sabe quando algum serviço solicita seu endereço de email? Geralmente é aí que você convida os spams para invadirem sua caixa de entrada. Uma dica simples, e bastante eficaz, é criar um segundo endereço de email só para ocasiões como essas. Mesmo que você precise confirmar seu cadastro, a mensagem pode ser lida e, logo após, ignorada.

MeltMail

Além dos serviços convencionais, você pode adotar um endereço descartável. MeltMail é um provedor temporário, ou seja, é deletado automaticamente algumas horas após sua criação. Quando precisar se cadastrar em algum serviço chato e com cheiro de spam, você antes cria uma conta no MeltMail e garante a validação sem comprometer suas correspondências. Adeus, mensagens importunas!

Ótima medida para quem ainda não conta com o problema. Mas o que você pode fazer se sua caixa de mensagens já está inflada de propagandas?

Filtros adicionais

Pouco importa se você verifica seus emails através de um programa específico ou do browser, Mailwasher é capaz de filtrar suas correspondências. Caso seu provedor não possua anti-spam, ele é imprescindível.

Mailwasher

Se você já conta com um filtro de mensagens, ele pode muito bem atuar como uma proteção extra.  Sua versão gratuita exibe publicidades e limita-se a uma única conta, mas é extremamente eficiente para barrar as mensagens de propaganda.

Outlook e Thunderbird

Enquanto alguns preferem verificar suas mensagens direto do navegador, outros não abrem mão dos clientes que encaminham as mensagens para seu desktop. Se você usa o Microsoft Outlook ou do Mozilla Thunderbird, pode contar com filtros exclusivos para suas correspondências.

Spamihilator

Spam Nullifier, Tornado Anti-Spam e Agnitum Spam Terrier podem ser de grande ajuda, todos com boa aceitação pelos usuários. Mas o destaque vai para o Spamihilator: além de apresentar uma imensa compatibilidade, as regras de seus filtros se baseiam em estudos matemáticos conceituados.

Serviço completo

Anda procurando o provedor certo para criar uma nova conta? Um endereço adicional? Ou ainda um filtro extra capaz de unir correspondências de diversos locais? O Gmail é uma ótima opção. Seu filtro anti-spam permite que você aponte a exclusão automática das mensagens com um único clique.

Também oferece aos usuários a opção de criar e personalizar filtros para determinados endereços, que contenham certas palavras-chave ou com assuntos específicos. Basta clicar na opção “Criar filtro”, decidir as exclusões e escolher qual ação tomar diante elas.

Gmail

Através do serviço de encaminhamento de mensagens, no Gmail você pode reunir emails de outros provedores em uma única conta. Dessa forma, você aplica os mesmos filtros do Gmail às demais mensagens encaminhadas, criando um filtro adicional.

Vale lembrar que uma grande quantidade de filtros anti-spam não é o suficiente para garantir a eficiência da sua caixa de mensagens. Não deixe de verificar manualmente se o processo está sendo identificado corretamente para não descartar correspondências reais ou tolerar spams disfarçados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.